Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

16 de abril de 2024

Hackers usam novo método para espalhar trojan de acesso remoto

Compartilhe

Hackers estavam utilizando arquivos de disco virtual (VHD) para disseminar o Remcos, um trojan de acesso remoto (RAT) que dribla medidas de segurança comuns, concedendo acesso não autorizado aos dispositivos das vítimas. De acordo com o Índice Global de Ameaças de março, o Remcos, conhecido desde 2016, foi capitalizado por cibercriminosos para infiltrar dispositivos, capturar telas e transmitir dados coletados para servidores host.

Explorando Novas Estratégias

O Remcos, originalmente uma ferramenta legal para gerenciar sistemas Windows remotamente, foi manipulado para infectar dispositivos, possibilitando a criação de botnets. No mês passado, subiu para a quarta posição na lista global de malwares, indicando sua crescente ameaça.

Destaque para Ransomware

O índice de ransomware destacou ações de grupos que publicaram informações das vítimas como forma de pressão. O Lockbit3 liderou com 12% dos ataques, seguido por Play (10%) e Black Basta (9%). Este último, responsável por um recente ataque cibernético a um escritório de advocacia escocês, entrou pela primeira vez no top 3.

Vulnerabilidades Exploradas

As vulnerabilidades mais exploradas incluíram “Web Servers Malicious URL Directory Traversal”, afetando 50% das organizações globalmente, seguida por “Command Injection Over HTTP” (48%) e “HTTP Headers Remote Code Execution” (43%).

Malwares em Destaque

O FakeUpdates liderou em março, seguido pelo Qbot e Formbook. No Brasil, o Qbot manteve sua liderança com 8% de impacto, enquanto o AsyncRat e NJRat ocuparam o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Conclusão

O cenário de cibersegurança evidencia a constante evolução de ameaças, exigindo vigilância e medidas preventivas tanto em nível global quanto nacional. O setor educacional/pesquisa continua sendo o mais atacado mundialmente, enquanto no Brasil, os setores de comunicações, saúde e transportes foram os principais alvos em março.

Fonte: Ciso Advisor

Saiba mais sobre o Seguro Cyber:

Hackers trojan seguro cyber

 

Publicado em: