Granizo, temporais e frente fria; confira a previsão do tempo
As chuvas não irão dar trégua nesta terça-feira (14). Segundo boletim meteorológico da Climatempo, o dia será mais um marcado pelas instabilidades. Isso porque a previsão do tempo indica para risco de queda de granizo, ocorrências de temporais e deslocamento de uma nova frente fria.
A possibilidade de queda de granizo está ativa para os dois extremos do país. Nesse sentido, tal fenômeno climático — que tem potencial para afetar diretamente as mais diversas lavouras — pode ser registrado de forma isolada no Sul brasileiro. Além disso, o oeste do Amazonas e o Acre, no Norte, também devem ficar em alerta para essa condição.
Também no Sul está prevista o avanço de outro fenômeno climático: a frente fria. De acordo com a Climatempo, ela deve se deslocar sobre a região e, juntamente com um cavado meteorológico, será responsável pelo retorno da chuva na localidade — com direito a temporais.
Além disso, os temporais estão previstos para pontos de outras três regiões: Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. No primeiro caso, a saber, as tempestades devem cair sobre a faixa que engloba os três estados mais populosos do Brasil: oeste paulista, sul mineiro e litoral sul fluminense.
Previsão do tempo com granizo e temporais
Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil para esta terça-feira (14). As informações são da Climatempo, que todavia destaca: vai ter granizo, temporais e frente fria.
Sul
O deslocamento de uma frente fria em conjunto com um cavado meteorológico são responsáveis pelo retorno da chuva na região. Há condições para temporais, acumulados elevados e queda isolada de granizo.
Sudeste
O tempo firme ainda predomina no norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, mas ainda chove nas demais áreas sudestinas. Potencial elevado para temporais e chuva frequente no oeste paulista, sul mineiro e litoral sul fluminense.
Centro-Oeste
O dia começa com bastante variação de nuvens e chuva mais isolada. Durante a tarde, os temporais ocorrem com mais frequência em Goiás e em Mato Grosso. Enquanto isso, pancadas pontualmente fortes caem sobre Mato Grosso do Sul.
Nordeste
A chuva aumenta na costa leste e norte da região por causa da aproximação da zona de convergência intertropical (ZCIT). Municípios devem ficar em alerta máximo devido aos altos acumulados e forte intensidade dos temporais. O tempo segue firme na Bahia.
Norte
A aproximação da ZCIT é responsável pela chuva forte no Amapá e no Pará, deixando os municípios em alerta. Contudo, chove bastante no oeste do Amazonas e no Acre, com alto potencial para queda de granizo.
Fonte: Canal Rural
Publicado em: Variedades