Governo da Bahia cadastra agricultores familiares que precisam de aumento da carga elétrica para produção
O Governo do Estado, por meio das secretarias do Desenvolvimento Rural; da Infraestrutura; da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura; e Casa Civil, está realizando um levantamento de demandas de eletrificação rural para agricultores e agricultoras familiares que precisam de reforço em suas redes de energia monofásicas ou bifásicas.
A pesquisa servirá como levantamento para transformação destas redes em trifásicas, com o objetivo de garantir que os agricultores tenham acesso a uma fonte de energia estável, possibilitando o uso de máquinas e equipamentos agrícolas que otimizam a produção.
De acordo com o governo, a instabilidade de energia elétrica nas áreas rurais da Bahia têm sido uma das principais dificuldades enfrentadas pelas famílias agricultoras, pois limita o uso de tecnologias modernas e consequentemente atrapalha a produtividade e o escoamento da produção. “Com a implementação desse cadastro para alteração de fase elétrica, o governo busca solucionar esses problemas, proporcionando oportunidades para que as comunidades rurais prosperem economicamente”, ressalta o secretário Osni Cardoso.
Com melhorias nas redes de energia elétrica, os agricultores e suas famílias podem usufruir de benefícios como iluminação adequada, refrigeração de alimentos, ampliação de maquinários e equipamentos para produção, entre outros. Esses avanços podem impulsionar o desenvolvimento socioeconômico das regiões rurais da Bahia, incentivando a permanência da população no campo e a redução do êxodo rural.
O formulário pode ser preenchido virtualmente e está disponível no site da SDR.
Fonte: Agência Sertão
Publicado em: Agro&Negócios, Energia