Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

27 de dezembro de 2022

Governo aprimora regras de leilões de energia para Sistemas Isolados visando reduzir custo

Compartilhe

Após ter realizado uma consulta pública sobre o tema, o ministério decidiu criar o Portal de Acompanhamento dos Sistemas Isolados (PASI), uma ferramenta que centralizará informações da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) sobre todos os Sistemas Isolados.

Com o PASI, empreendedores poderão propor novas soluções de fornecimento de energia aos Sistemas Isolados –seja de expansão, complemento ou substituição da oferta existente–, através de um mecanismo chamado Livre Proposta de Interesse (LPI).

Atualmente, a principal fonte de geração para os Sistemas Isolados são usinas termelétricas a diesel, mais caras e poluentes do que outras fontes de energia da matriz brasileira.

Segundo o ministério, por meio da LPI, empreendedores poderão propor alternativas a esse tipo de geração envolvendo, por exemplo, sistemas de armazenamento (como baterias), eficiência energética, redes inteligentes e diminuição de perda técnica ou não técnica.

Por meio da LPI, o governo espera contribuir para a redução das tarifas de energia com a diminuição do encargo pago para custear a CCC, cujo orçamento para 2023 alcança 11,95 bilhões de reais, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Fonte: UOL

Publicado em: ,