MME autoriza investimentos de geração renovável em Fernando de Noronha
O Ministério de Minas e Energia (MME) autorizou, nesta sexta-feira (1º/11), a Neoenergia a investir R$ 300 milhões em energia renovável para Fernando de Noronha, em Pernambuco. A iniciativa prevê um avanço na geração de energia sustentável na ilha, por meio de uma portaria assinada pelo ministro Alexandre Silveira. Dessa forma, o projeto reforça o compromisso ambiental do governo e da Neoenergia com a preservação deste importante patrimônio ecológico.
Investimento Estratégico para a Sustentabilidade
O plano, além de reforçar a oferta de energia na ilha, visa reduzir em até 85% as emissões de gases de efeito estufa. Para isso, a Neoenergia irá instalar painéis solares associados a baterias, e implementar medidas de eficiência energética. Em até 30 dias, a empresa deve apresentar o plano detalhado de investimentos à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A solução completa deverá estar em operação até 2027, mas ações provisórias já estão previstas para garantir o fornecimento de energia sem interrupções até lá.
Benefícios para Moradores e Visitantes
Essas novas instalações devem ampliar a segurança energética para Fernando de Noronha, que atende uma média de 140 mil habitantes e turistas por ano. Com isso, os residentes e visitantes terão acesso a uma energia mais limpa e estável, sem custos adicionais. Segundo o ministro Alexandre Silveira, “Fernando de Noronha será ainda mais verde, com um dos maiores projetos de geração de energia renovável centralizada, focado na descarbonização.”
Próximas Etapas
O próximo passo da Neoenergia será obter as licenças ambientais necessárias. Para tanto, a distribuidora precisará seguir as normativas dos órgãos de fiscalização federais e locais, assegurando que todas as operações respeitem o equilíbrio ambiental da região. Dessa maneira, o projeto contribuirá não só para a sustentabilidade energética, mas também para a preservação dos ecossistemas locais, tornando-se um exemplo de transição energética bem-sucedida.
Com investimentos em energia renovável, Fernando de Noronha caminha para ser um modelo de sustentabilidade no Brasil e no mundo.
Fonte: MME