Furacão Ian impulsionará ainda mais a evolução da indústria de ILS: Frontier Advisors
As perdas e consequências resultantes após o furacão Ian, bem como o inevitável golpe no sentimento do investidor, provavelmente impulsionarão uma evolução adicional da indústria de títulos vinculados a seguros (ILS), o que poderia ajudar a resolver algumas preocupações dos investidores, acredita a Frontier Advisors .
A Frontier Advisors, uma consultora de investimentos independente australiana com especialização em títulos vinculados a seguros (ILS), está no campo que acredita que o mercado de ILS e seus constituintes podem responder positivamente aos impactos do furacão Ian efetuando mudanças positivas.
Ao longo de seus cerca de vinte anos de história, os títulos vinculados a seguros (ILS) e os participantes do mercado de títulos catastróficos têm sido muito receptivos ao tentar resolver quaisquer deficiências percebidas do setor.
Embora o próprio furacão Ian seja um evento de perda particularmente significativo para os mercados de resseguro e ILS, talvez não tenha mostrado tantas deficiências imediatamente identificáveis, além da adequação de preço.
Mas é provável que conduza a um período semelhante de reflexão sobre o produto ILS e a oferta de investimento, conduzindo esforços para mudar e melhorar, esperançosamente para o benefício dos cedentes, bem como dos investidores.
Para os cedentes, a permanência da disponibilidade de capital é uma característica fundamental das fontes confiáveis de capital de risco e resseguro e, portanto, a contenção e garantias garantidas são questões possíveis que precisam ser abordadas para manter a ampla confiança do cedente na oferta de produtos ILS.
Dito isto, a forma como o mercado de títulos de catástrofe está funcionando neste momento mostra que os cedentes continuam confiantes em sua oferta de capital de resseguro colateralizado, então o furacão Ian pode não ter sido um golpe tão forte para a confiança do cedente, mas para a confiança do investidor.
A razão pela qual a confiança do investidor foi afetada pelo furacão Ian é, principalmente, o fato de ser outra perda que causa estresse ao setor, garantias aprisionadas e erosão dos retornos.
Mas também existem maneiras específicas de produtos que a indústria pode trabalhar para se reajustar ou se redefinir, e já estamos vendo isso em andamento.
“Semelhante aos eventos anteriores de grandes perdas, há um amplo consenso de que o setor continuará a aprender e
evoluir”, explica a Frontier Advisors sobre os efeitos do furacão Ian no setor de ILS.
Eles prosseguem dizendo que “potenciais mudanças podem incluir reprecificação e reestruturação de contratos assumindo maior frequência e impacto no dólar de eventos seguráveis, mudanças nas estruturas de prêmios antes e depois da ocorrência do evento, incentivos comportamentais para reforçar a disciplina no mercado de resseguros e mudanças na legislação”.
Todos os itens acima estão sendo vistos, mais claramente nas renovações de resseguros, ou termos de títulos de catástrofes recentes, mas refletidos em negociações sobre outros resseguros colateralizados e colocações de retrocessão, entendemos.
Outras áreas de foco podem ser: “Mudanças na transparência e disponibilidade de informações; diferentes maneiras de abordar, gerenciar e definir expectativas de frequência e impactos de perigo; avaliação, evolução de perdas e soluções de capital preso”, disse a Frontier Advisors.
Mas, ainda há uma redução no sentimento do investidor em relação ao espaço, então os gestores de ILS precisam ser capazes de evidenciar essas mudanças e também deixar claro aos investidores como estão redefinindo suas próprias estratégias, para se adequar ao novo ambiente mais difícil do mercado de resseguros e entregar nas expectativas dos investidores.
A Frontier Advisors também observou que os investidores que optaram por “esperar para ver” o desempenho do ILS até 2022 ainda podem ter reduzido o apetite em 2023, talvez prolongando sua entrada no setor também.
Embora o equilíbrio de poder tenha claramente mudado para provedores de capital de risco, incluindo gestores e investidores de fundos ILS, ainda é necessário buscar a melhoria contínua, aprendendo com os resultados experimentados ao longo de cada ano e colocando-os para trabalhar na evolução do produto , do lado da proteção e do investimento.
É fundamental que os gerentes de ILS demonstrem sua capacidade de superar grandes perdas enquanto continuam a desenvolver o que ainda é um conjunto de produtos relativamente novo.
Temos visto evolução a cada ano, com termos sendo ajustados e ajustados, enquanto os gerentes de ILS também abordam ineficiências estruturais e encontram maneiras inovadoras de lidar com questões como capital preso.
Entrando em 2023, o endurecimento do mercado de resseguros oferece um momento oportuno para dobrar essa evolução contínua da classe de ativos ILS.
Resumindo, a Frontier Advisors disse: “Há uma ampla expectativa da indústria de que o furacão Ian leve a
uma maior evolução e mudanças da indústria.
“Essas mudanças têm o potencial de trazer mudanças positivas que podem ajudar a lidar com algumas das preocupações e sentimentos negativos dos investidores após vários anos de perdas.”
Fonte: Artemis
Publicado em: Internacional, Mercado Segurador