Nova frente fria leva chuva intensa ao Sul, Sudeste e até ao Nordeste; veja quando
A segunda quinzena de novembro trará volumes expressivos de chuva para diversas regiões do Brasil. De acordo com a Climatempo, uma frente fria avança pela costa da Região Sul e já alcança São Paulo nesta quarta-feira (20). Entre quinta (21) e sexta-feira (22), o fenômeno atinge o Sudeste, chegando ao Espírito Santo.
Chuva intensa em grande parte do país
Embora as pancadas de chuva sejam esperadas em quase todo o Brasil, o início da semana concentra os temporais na Região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, onde há alertas de chuva forte. No Centro-Oeste, Amazonas, Rondônia e Acre, a precipitação deve ser intensa até quarta-feira, acompanhada de raios e ventos fortes.
Avanço da frente fria
Na quarta-feira (20), a frente fria chega ao litoral paulista, aumentando as chuvas no Paraná. Na quinta-feira (21), o fluxo de umidade da Amazônia direcionado para o Sudeste intensifica as chuvas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
No fim de semana, a frente fria se deslocará para o Espírito Santo e Bahia, ampliando as condições de chuva no Centro-Oeste, Tocantins e Nordeste, incluindo Bahia, Sergipe e Piauí.
Calor moderado no fim de novembro
A Climatempo descarta a ocorrência de ondas de calor, mas alerta para picos de temperatura em regiões como Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, devido a situações pré-frontais. “Os últimos dias de novembro terão momentos mais quentes, mas não configuram uma onda de calor”, explicou Ana Clara Marques, meteorologista da Climatempo.
Essas previsões reforçam a necessidade de atenção aos alertas meteorológicos, especialmente em áreas mais propensas a temporais.
Fonte: Canal Rural