Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

5 de maio de 2025

Frente fria e ciclone trazem chuva de 150 mm e ventos de 100 km/h nesta semana

Compartilhe

A semana entre os dias 5 e 9 de fevereiro será marcada por fortes instabilidades no Sul do Brasil, influência de sistemas formados no Paraguai. Enquanto isso, outras regiões do país enfrentam contrastes: tempo seco no Sudeste e Centro-Oeste, chuvas volumosas no Norte e temporais no Nordeste.

Região Sul: ciclone extratropical e alerta para ventos intensos

O destaque da semana é a formação de um ciclone extratropical próximo ao litoral do Rio Grande do Sul entre quinta (8) e sexta-feira (9), com potencial para causar ventos de até 100 km/h e queda de granizo no estado. Segundo o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, o fenômeno também deve atingir Santa Catarina e o Paraná.

A chuva mais intensa acontece entre quarta (7) e quinta-feira (8), com acumulados entre 100 e 150 mm no Rio Grande do Sul — o que coloca o estado em alerta para alagamentos e deslizamentos. Em Santa Catarina e no sul do Paraná, são esperados volumes de até 30 mm.

Sudeste: tempo seco favorece colheitas

O Sudeste terá dias de sol e baixa umidade, especialmente no interior de São Paulo, onde os índices podem cair abaixo de 30%. A previsão é de tempo firme em São Paulo, Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro e sul de Minas. Já no Espírito Santo e nordeste mineiro, as chuvas podem somar entre 30 e 50 mm, mantendo boa umidade do solo, mas atrasando as atividades no campo.

Centro-Oeste: calor e pancadas isoladas

Instabilidades vindas do Paraguai provocam pancadas de chuva no oeste de Mato Grosso do Sul no início da semana. No restante do estado, o tempo será de sol e calor, com temperaturas chegando aos 40°C, o que pode causar estresse térmico em lavouras de milho e no gado em confinamento.

As chuvas mais concentradas ocorrem nas fronteiras de Mato Grosso e sul de MS, com acumulados entre 10 e 20 mm. Goiás e o Distrito Federal seguem com tempo firme.

Nordeste: risco de alagamentos no litoral da Bahia

No Nordeste, os temporais se concentram entre Bahia e Sergipe, com destaque para o litoral de Salvador, onde os acumulados podem chegar a 100 mm. Há risco de alagamentos e deslizamentos. Em outras capitais, como Aracaju e Fortaleza, o tempo também será instável.

No interior da região, predomina o tempo seco e quente, agravando o déficit hídrico das lavouras.

Norte: semana úmida em vários estados

A região Norte enfrenta mais uma semana de chuvas frequentes. Acre, Amazonas, Roraima e Amapá estão sob risco de temporais, especialmente entre a tarde e a noite. Os acumulados variam entre 50 e 70 mm em áreas do Amazonas, Roraima e Pará.

No sul do Tocantins, o tempo permanece firme. Segundo Müller, a tendência para o fim de fevereiro é de redução da umidade em boa parte da região.

Fonte: Canal Rural

Saiba mais sobre o Seguro Paramétrico:

frente fria ciclone chuva seguro paramétrico

Publicado em: