Fim de semana: chuvas devem continuar a atrapalhar a colheita da soja
O fim de semana promete pouca ou quase nenhuma mudança no clima para o país. Onde tem chuvas, seguirá chovendo, assim como onde o tempo está firme, permanecerá. Na parte centro-leste do país, por exemplo, a tendência é de tempo seco.
SUL
Nesta sexta-feira as chuvas devem afetar quase toda a região Sul. Os maiores acumulados e possíveis temporais são esperados no sul do Rio Grande do Sul. Já no norte do Paraná o tempo seco pode predominar.
O sábado mantém a previsão de chuvas em toda a região. Os maiores acumulados acontecem agora no sudoeste do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina. Já no Paraná as áreas que vão do noroeste até o centro, podem ficar secas.
O domingo ainda deve ser chuvoso para toda a região Sul. Desta vez, os maiores acumulados ocorrem em Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul. O noroeste paranaense pode ter um dia mais seco.
SUDESTE
A sexta-feira ainda não deve ter chuvas significativas na região. Sobre São Paulo e o sul de Minas Gerais há manchas bem espalhadas com instabilidades que não devem passar de garoas. A tendência em grande parte da região é o tempo ficar seco.
No sábado, as instabilidades começam a se concentrar mais, mas isso ainda não trará chuvas para toda a região. Em São Paulo a chance é de chuvas mais ao sul, assim como em Minas Gerais.
No domingo segue a previsão de chuvas mais ao sul de São Paulo. Em Minas Gerais, há chance para pancadas no sul e leste do estado.
CENTRO-OESTE
Na sexta-feira a chuva ganha força em Mato Grosso. Mais uma vez há risco de chuva forte e temporais isolados em todas as áreas do estado. A chuva retorna também para o oeste de Mato Grosso do Sul, ocorrendo especialmente na parte da tarde com risco de trovoadas. Nas demais áreas do estado, assim como em todo o estado de Goiás, a condição segue de tempo firme, com sol, calor e baixos índices de umidade do ar na parte da tarde.
Sábado com tempo firme em boa parte da região. A chuva segue restrita ao centro e noroeste de Mato Grosso, com potencial para temporais isolados. Nas demais áreas da região, o tempo firme persiste, com sol, calor e baixos índices de umidade do ar nas horas mais quentes do dia.
No domingo, pouca coisa muda na região, que segue com tempo firme entre Goiás, praticamente todo o estado de Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso, inclusive na capital Cuiabá. Nas demais áreas do Mato Grosso, segue a condição para chuva forte a qualquer momento do dia e temporais isolados.
NORDESTE
Nesta sexta-feira o tempo seco se mantém no oeste da Bahia e os produtores de soja correm para retirar a soja. O Piauí e o Maranhão não têm a mesma oportunidade e enfrentam chuvas generalizadas em todas as áreas de soja.
No sábado, as poucas nuvens que pairavam sobre a divisa norte da Bahia, se afastam e o dia seguirá firme. No Piauí há chance de tempo mais firme no sul do estado. Já no Maranhão, as instabilidades seguem afetando todas as áreas de soja.
No domingo, algumas instabilidades podem afetar áreas mais próximas à divisa norte do oeste da Bahia. No Piauí as chuvas voltam a afetar todo o estado, assim como no Maranhão.
NORTE
Na sexta-feira a chuva continua em praticamente toda a região. Agora os acumulados diminuem em relação aos dias anteriores, mas ainda há risco para temporais entre todo o Norte, principalmente entre Rondônia, sudoeste do Amazonas e norte do Pará. Enquanto isso, o sudeste do Tocantins ainda tem tempo firme, com sol e bastante calor.
No sábado as chuvas seguem de forma mais volumosa no Amazonas e pelo Pará. O mês de março deve terminar com chuva ainda pesada em boa parte da região Norte. Por outro lado, no sul do Tocantins, o tempo será seco, com muito calor e baixa umidade do ar, durante os meios de tardes.
Domingo ainda com chuva em todas as áreas da região. Isso porque pancadas isoladas de chuva retornam para o sul do Tocantins. Assim como em boa parte da região, essa chuva ocorre de maneira isolada e com baixos acumulados. Mesmo assim, não se descarta a chance de temporais isolados. Maiores acumulados são esperados para o nordeste do Pará e Amapá. Tempo firme apenas no sul do Tocantins.
Fonte: Canal Rural
Publicado em: Agro&Negócios