Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

14 de março de 2024

Brasil amplia produção de fertilizantes para a agricultura brasileira com nova fábrica

Compartilhe

Na última quarta-feira (13), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, juntamente com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participaram da inauguração do Complexo Mineroindustrial da EuroChem, em Serra do Salitre, no Triângulo Mineiro. Esta é a primeira unidade de mineração da empresa fora do continente europeu, com previsão de fornecer 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados anualmente para a agricultura brasileira.

Fortalecimento do Setor Agrícola

Todo o volume produzido no Complexo será destinado ao mercado interno, visando apoiar a produtividade do agro brasileiro e aumentar a competitividade do setor, fortalecendo assim a segurança alimentar das gerações presentes e futuras. O empreendimento, com investimento de US$ 1 bilhão, proporcionou cerca de 3,5 mil empregos durante a obra.

Atração de Investimentos Estrangeiros

O presidente Lula ressaltou que o crescimento econômico brasileiro e os investimentos no país estão atraindo empresas estrangeiras. Segundo ele, “A vinda da Eurochem para o Brasil não é apenas uma demonstração de confiança no país. É a prova de que nosso país está se tornando o celeiro do mundo e uma referência na produção agrícola, com energia renovável e capacidade de gerar emprego e crescimento”.

Redução da Dependência Externa de Fertilizantes

Também foi destacado pelo presidente Lula que o Brasil busca reduzir a dependência externa brasileira de fertilizantes. Ele enfatizou: “Nós queremos deixar de ser importadores. O dinheiro que nós pagamos para importar fertilizantes para o Brasil poderia ter sido investido em empresários, que geram empregos aqui dentro, que geram salários aqui dentro, que geram qualidade de vida aqui dentro”.

Fonte: MAPA

Saiba mais sobre o Seguro Rural:

fertilizantes seguro rural

Publicado em: ,