Espere maiores lucros de resseguros contra catástrofes em 2023, à medida que a volatilidade muda
Devido ao endurecimento do mercado de resseguros e à menor disponibilidade de capacidade para catástrofes, espera-se que os aumentos nas taxas sejam “significativos” e, como resultado, os analistas da KBW prevêem “uma lucratividade muito maior em resseguros para catástrofes” para o próximo ano.
De fato, os analistas da KBW acreditam que haverá uma transferência de fortunas, até certo ponto, à medida que os resseguradores alcançarem retornos esperados substancialmente melhores, mas as seguradoras primárias retêm mais volatilidade e risco de frequência, dado o estado das renovações de resseguros de catástrofe.
É provável que as seguradoras primárias assumam significativamente mais volatilidade de ganhos, pois as renovações de resseguro vêm com anexos mais altos e termos mais rígidos, bem como taxas on-line significativamente aumentadas.
É claro que as resseguradoras enfrentam algo semelhante em suas renovações de retrocessão, portanto, também terão mais volatilidade em 2023.
Mas, as seguradoras primárias vão reter a volatilidade mais baixa, portanto, mais expostas à volatilidade e às perdas do tipo frequência à medida que o capital de resseguro se move para cima na torre nas renovações. Enquanto os resseguradores podem estar menos protegidos para os eventos maiores, dada a falta de retrodisponibilidade e os custos muito mais elevados associados a ela.
Uma “grave escassez de capacidade de resseguro” está impulsionando essas tendências, afirma a equipe de analistas da KBW.
Tudo indica, portanto, que os resseguradores globais e também os fundos de títulos vinculados a seguros (ILS) que subscrevem resseguros contra catástrofes, que são a maioria do mercado de fundos ILS, estão se preparando com carteiras ajustadas para fornecer retornos esperados mais altos e potencialmente reduzir a volatilidade dos lucros para o ano -à frente.
O mesmo se aplica ao mercado de títulos catastróficos, onde os retornos são muito mais altos do que há um ano e o potencial de ganhos futuros de uma carteira de títulos catastróficos é significativamente elevado em comparação com os anos anteriores.
Além de pontos de fixação mais altos, a mudança contínua para cobrir riscos nomeados e fornecer menos cobertura para riscos não modelados e riscos secundários é outro fator que está reduzindo a volatilidade nas carteiras de resseguro e instrumentos de ILS para 2023.
“As seguradoras de propriedade primária (pessoal e comercial) devem produzir lucros de subscrição pressionados e mais voláteis no ambiente de resseguro em mudança (isso ocorre porque eles geralmente precisarão reter mais risco de catástrofe, portanto, os índices crescentes de perdas por catástrofe refletem pontos de vinculação de resseguro mais altos)”, KBW’s afirmaram analistas.
A indústria está mudando parte de sua volatilidade de volta para o lado primário, com a KBW observando que isso pode resultar em “resultados mais certos – mas frequentemente menos lucrativos –”, já que as operadoras retêm mais riscos mais baixos.
É importante ressaltar, porém, que a mudança no apetite por risco na arena do capital de resseguro não se traduzirá necessariamente em muito crescimento de prêmios para muitos.
“Refletindo muito menos resseguro de camadas de trabalho inferiores on-line de alta taxa, juntamente com a exclusão de muitos perigos secundários de contratos de resseguro de catástrofe”, disseram os analistas da KBW.
Como resultado, para os acionistas e investidores, “o crescimento limitado do prêmio líquido subscrito em 1º de janeiro pode decepcionar inicialmente”, explicaram os analistas.
Mas, ao longo de um ano consecutivo, essas carteiras potencialmente de melhor desempenho, os analistas acreditam que os benefícios se tornarão evidentes.
“Esperamos retornos de subscrição de catástrofe de propriedade significativamente melhores em 2023E, mesmo que as perdas globais por catástrofe seguradas estejam em níveis médios de longo prazo ou um pouco acima, e esperamos retornos de subscrição moderadamente melhores na maioria das outras linhas de resseguro”, disseram eles.
Positivamente no lado primário, embora possam estar recuperando alguma volatilidade mais baixa e exposição de frequência para 2023, os analistas da KBW sentem que haverá mais ímpeto para seu próprio conjunto de aumentos de taxas como resultado.
Os analistas disseram: “Esperamos que as taxas de resseguro de catástrofe em rápido crescimento reacelerem os aumentos das taxas de seguro de propriedade”, o que deve ver as linhas primárias seguindo os passos do resseguro mais uma vez.
É claro que, embora a volatilidade e o risco de frequência voltem para as operadoras primárias, até certo ponto, o mercado de resseguros e ILS ainda permanecerá particularmente exposto a eventos de perda catastrófica realmente importantes, pois é para isso que serve seu capital de risco.
Portanto, essa mudança de abordagem e mudança para camadas mais remotas de risco não deve ser considerada uma garantia de lucros mais altos, pois basta uma grande catástrofe global durante o ano seguinte para que esses lucros enfrentem uma erosão significativa.
Fonte: Artemis
Publicado em: Internacional