MME assina acordo para impulsionar energias renováveis e tecnologias de baixo carbono

Durante missão oficial à China, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou da assinatura de um memorando de entendimento com a estatal chinesa Windey Energy Technology Group e o SENAI CIMATEC. A iniciativa reforça a cooperação entre Brasil e China em energias renováveis e tecnologias de baixo carbono.
Armazenamento de energia e leilão de baterias
Um dos principais focos do acordo é o desenvolvimento de soluções em armazenamento de energia. “Vamos publicar, em breve, uma portaria para o primeiro leilão de baterias do Brasil. Essa parceria é estratégica para estabilizar o sistema elétrico e qualificar a mão de obra nacional”, afirmou o ministro Silveira.
Centro de pesquisa e soluções para áreas remotas
A parceria também prevê a criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento no Brasil, com foco em energia eólica e hidrogênio verde. Outro destaque é o desenvolvimento de soluções limpas para áreas agrícolas remotas, com incentivo à instalação de fábricas de equipamentos no país.
Energia limpa e agricultura sustentável
O projeto busca integrar geração de energia renovável à agricultura, promovendo irrigação sustentável e o desenvolvimento regional. As ações serão implementadas em diversas regiões do país, com foco na expansão da infraestrutura energética limpa.
Comitê Estratégico e participação na COP30
Um Comitê de Estratégia será criado para alinhar as ações à política pública nacional. Também estão previstos estudos para apresentar os avanços do projeto na COP30, que ocorrerá em Belém (PA), em novembro.
O memorando tem vigência inicial de 24 meses, podendo ser prorrogado.
Fonte: MME