Brasil segue rumo à transição energética

Você já imaginou como seria passar um dia inteiro sem energia elétrica? Essencial para o cotidiano, a energia está presente nas casas, hospitais, escolas, ruas e comércios. Por isso, neste 29 de maio, é celebrado o Dia Mundial da Energia, data voltada à conscientização sobre seu uso responsável e à promoção das fontes renováveis.
Brasil se destaca com matriz elétrica limpa
O Brasil tem se consolidado como líder global em energia renovável. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), entre 2024 e 2025, o país alcançou marcos importantes, como o avanço da geração solar e eólica e a formulação de políticas para o hidrogênio de baixo carbono. A matriz elétrica brasileira atingiu 88,2% de renovabilidade, com destaque para as fontes solar e eólica, que somam 24% da geração elétrica total.
Metade da matriz energética já é renovável
De acordo com o Balanço Energético Nacional 2025, a matriz energética brasileira atingiu 50% de participação de fontes renováveis, com peso relevante da energia hidráulica, biomassa da cana, licor preto, biodiesel, solar e eólica.
Expansão do acesso à energia limpa
Além da modernização do setor, o MME ampliou programas como Luz para Todos e Energias da Amazônia, que levam energia limpa a regiões isoladas. Em maio, foi lançada a Medida Provisória da Reforma do Setor Elétrico, com a criação da Nova Tarifa Social de Energia, que beneficiará mais de 60 milhões de brasileiros.
Neste Dia Mundial da Energia, o Brasil reafirma seu papel na transição energética global, comprometido com inovação, sustentabilidade e inclusão.
Fonte: MME