MME destaca energia como propulsor para o desenvolvimento sustentável e econômico no Brasil
Representando o Ministério de Minas e Energia (MME), o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento, Thiago Barral, enfatizou nesta quinta-feira (4/07) que o Brasil tem a oportunidade de transformar a energia em um elemento crucial para o desenvolvimento sustentável e econômico. Essa declaração foi feita durante um debate na Comissão de Desenvolvimento Econômico (CDE) na Câmara dos Deputados.
Transformação Energética e Desenvolvimento
O tema debatido pela comissão foi “Transformação energética e o desenvolvimento social e econômico”. Segundo Barral, o Brasil visa objetivos de desenvolvimento social e econômico que incluem incremento, inclusão, industrialização, crescimento econômico, preservação da biodiversidade e combate às mudanças climáticas. “Na política setorial de energia, precisamos conciliar o trilema energético, equilibrando segurança energética, equidade energética e sustentabilidade”, afirmou Barral.
Crescimento da Demanda por Energia
O secretário também comentou sobre o aumento significativo da demanda por energia e eletricidade ao longo do tempo. “O consumo de eletricidade no Brasil subiu de cerca de 5% na década de 70 para aproximadamente 20% nos últimos anos, impulsionado pelo desenvolvimento econômico e a substituição de métodos tradicionais por formas mais sofisticadas de consumo de energia”, explicou.
Perspectivas para o Futuro
Thiago Barral destacou que as tendências de transição e desenvolvimento indicam que a participação da eletricidade no consumo final de energia pode alcançar entre 40% e 45% até 2050, caso o país avance bem na direção da transição energética. Durante o debate, o secretário também apresentou dados do Balanço Energético Nacional, que mostram que os setores de transportes e indústria representam juntos dois terços do consumo de energia elétrica no Brasil.
Conclusão
A reunião na CDE reforça o compromisso do Brasil em promover um desenvolvimento sustentável e equilibrado, utilizando a energia como um dos principais pilares para alcançar esses objetivos. A transformação energética não apenas apoia o crescimento econômico, mas também contribui para a inclusão social e a preservação ambiental, demonstrando a importância de políticas integradas e estratégias bem planejadas para o futuro energético do país.
Fonte: MME