Estado do Nordeste vira potência mundial em energia solar
A Paraíba tem ganhado destaque mundial no setor de energia sustentável com a inauguração de uma das maiores usinas solares do planeta. Localizado no município de Santa Luzia, o complexo solar homônimo possui 3,5 milhões de painéis solares e uma capacidade impressionante de 2,4 GW, tornando-se uma referência global em energia renovável.
Um Projeto de Grandeza Incomparável
Embora ainda esteja em fase de finalização, a usina solar de Santa Luzia já começou a operar em abril deste ano. Com um investimento total previsto de R$ 6 bilhões, o projeto representa um grande marco para a Paraíba, o Nordeste e o Brasil. A construção, iniciada há dois anos, já consumiu mais de R$ 1 bilhão.
Detalhes do Complexo Solar
Quando concluído, o complexo solar de Santa Luzia terá capacidade para fornecer energia a mais de 95% das residências da Paraíba ou até mesmo para outros estados, graças à sua conexão com o Sistema Integrado Nacional (SIN). Este gigantesco empreendimento ocupa uma área de 5 mil hectares, dos quais 3 mil hectares são dedicados à instalação dos painéis solares.
Inovação e Tecnologia
Edmond Farhat, presidente e CEO da Rio Alto Energias Renováveis, empresa responsável pelo projeto, destaca que o complexo conta com mais de 3 milhões de painéis solares instalados em uma área equivalente a cerca de 4 mil campos de futebol. Além disso, foram instalados trackers para aumentar a eficiência na geração de energia.
Impacto Nacional
O complexo solar da Paraíba é composto por 42 usinas, que juntas produzirão 58 MWp. Cinco dessas usinas já estão em operação desde abril. Farhat compara o complexo de Santa Luzia ao parque solar de Coremas, também na Paraíba, que possui 312 MW de potência e é um dos maiores do mundo, mas que representa apenas 10% da extensão do novo complexo.
Um Salto na Produção de Energia Solar
Atualmente, a Paraíba está entre os 10 maiores produtores de energia solar do Brasil. Com a conclusão do complexo solar de Santa Luzia, o estado deve subir para a 5ª posição, consolidando-se como um dos principais produtores nacionais de energia solar.
Fonte: Portal NE9