Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

20 de junho de 2024

Inverno vai favorecer a geração de energia solar e eólica

Compartilhe

Nesta quinta-feira, 20 de junho, às 17h51 (horário de Brasília), começa oficialmente o inverno no Brasil. A previsão é de que a estação seja caracterizada por dias secos e temperaturas acima da média, beneficiando a geração de energia eólica e solar, especialmente no Norte de Minas Gerais e na região Nordeste.

Neutralidade Climática e Possível La Niña

Segundo a Nottus, empresa especializada em inteligência de dados e consultoria meteorológica, estamos atualmente em um período de neutralidade climática. No entanto, há uma probabilidade de 75% de formação do fenômeno La Niña de forma moderada a partir do final de setembro, o que pode trazer chuvas mais consistentes para o Brasil na virada do ano.

Alexandre Nascimento, sócio-diretor e meteorologista da Nottus, explica que o próximo trimestre não deve apresentar chuvas significativas nas regiões do Grande Parnaíba, bacia do Tocantins e São Francisco, com exceção da região Sul. “Estamos diante de um inverno tipicamente seco, com risco de atraso no início do período úmido, como observado em eventos anteriores de La Niña. Isso representa um desafio de pelo menos mais três meses com pouca chuva na região central do Brasil, onde estão os principais reservatórios”, afirma Nascimento.

Previsões para o Setor Energético

Com base em cálculos probabilísticos da NOAA, espera-se que as chuvas retornem de forma irregular no final de setembro, intensificando-se gradualmente em outubro e novembro, durante a primavera. “A costa do Nordeste deve receber menos chuvas que a média histórica nos próximos meses, mas os ventos fortes continuarão favorecendo a geração de energia eólica. A geração solar fotovoltaica também se beneficiará da baixa nebulosidade”, explica Nascimento.

A chegada da temporada de chuvas permitirá uma previsão mais precisa sobre os impactos de La Niña no setor elétrico. Para o Brasil, as chuvas são essenciais para garantir o suprimento de energia barata, dado que mais de 50% da capacidade de geração do país provém de hidrelétricas.

Fonte: Canal Solar

Saiba mais sobre o Seguro Garantia:

energia solar eólica seguro garantia

Publicado em: