Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

20 de fevereiro de 2025

Demanda Instantânea de energia e carga média diária registram novo recorde

Compartilhe

O Sistema Interligado Nacional (SIN) atingiu um novo recorde de carga média diária no submercado Sudeste e Centro-Oeste, alcançando 55.644 megawatts médios (MWmed) na terça-feira (18/02). Esse valor supera a marca anterior de 54.599 MWmed, registrada em novembro de 2023.

Recorde de Demanda Instantânea de Energia

No mesmo dia, o submercado também registrou um novo recorde de demanda instantânea de energia, chegando a 62.577 MW. Esse número supera o recorde anterior de 61.390 MW, também registrado em novembro do ano passado.

Fatores que impulsionam o aumento da demanda

O aumento expressivo na demanda por energia elétrica está relacionado às altas temperaturas registradas nos últimos dias, que elevam o consumo, especialmente em sistemas de refrigeração e ar-condicionado. Além disso, o crescimento da economia tem impulsionado a atividade industrial e comercial, ampliando a necessidade de fornecimento de eletricidade.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, “Nos últimos dias, o país tem registrado altas temperaturas, e isso faz com que a demanda por energia aumente. Mas não é só isso. A economia está aquecida e os setores produtivos seguem alavancando suas atividades. O sistema elétrico brasileiro tem demonstrado um ótimo desempenho, garantindo mais segurança para que essa energia chegue à casa de todos os brasileiros e brasileiras com qualidade”.

Importância do monitoramento da capacidade energética

Com os recordes sucessivos de consumo de energia, é essencial garantir a estabilidade do sistema elétrico e a continuidade do fornecimento sem riscos de sobrecarga. O monitoramento e a expansão da infraestrutura energética são fundamentais para acompanhar o crescimento da demanda e garantir a segurança do suprimento elétrico no Brasil.

A tendência é que o setor continue se expandindo, com investimentos em novas fontes de geração, modernização da rede de transmissão e integração de energias renováveis, como solar e eólica, ao SIN. Essas ações serão determinantes para manter a confiabilidade do sistema e atender às demandas futuras de consumo de energia no país.

Fonte: MME

Saiba mais sobre o Seguro Garantia:

demanda energia recorde seguro garantia

Publicado em: