Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

27 de agosto de 2024

Monitoramento dos cultivos de inverno nas principais regiões produtoras mostra avanço no seu desenvolvimento

Compartilhe

No início de agosto, a ausência de chuvas e o aumento das amplitudes térmicas dominaram a maior parte do Brasil, favorecendo a maturação e colheita das culturas de segunda safra. No Sul, principal região produtora de cereais de inverno, o clima estável, intercalado com leves chuvas, beneficiou essas culturas. Essas informações estão no Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O boletim oferece uma análise atualizada das condições agroclimáticas e imagens de satélite dos cultivos de verão e inverno da safra 2023/2024.

Chuvas e Impactos Regionais

Conforme o Boletim, áreas do Leste do Nordeste, partes do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo registraram chuvas com volumes baixos a médios, o que beneficiou tanto as culturas de inverno quanto as de terceira safra. Além disso, a queda nas temperaturas favoreceu o desenvolvimento da maioria das lavouras de trigo. No entanto, geadas no Paraná podem ter prejudicado lavouras em floração, e a falta de chuvas pode ter impactado negativamente os plantios em estágio de enchimento de grãos no norte do estado.

Análise Espectral e Prognósticos

A análise espectral aponta um atraso no desenvolvimento inicial das culturas de inverno no Sul do Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Apesar disso, os dados mais recentes mostram uma condição positiva para a safra atual, com índices acima da média no Paraná e crescimento significativo em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, impulsionados pela conclusão da semeadura e pelo bom desenvolvimento das lavouras.

Publicação e Colaboração

O BMA, publicado mensalmente, é resultado de uma colaboração entre a Conab, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam), e diversos agentes que contribuem com dados coletados em campo. O boletim completo está disponível no site da Conab.

Fonte: Conab

Saiba mais sobre o Seguro Rural:

cultivos produtoras seguro rural

Publicado em: