Conheça as matérias-primas essenciais para a transição energética
A transição energética é dependente de minerais críticos para a produção de equipamentos de geração renovável e de armazenamento de energia. A perspectiva é que a demanda dessas matérias-primas cresça rapidamente nos próximos anos, diante das metas de descarbonização e de combate às mudanças climáticas.
Conforme projeções da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), em um cenário em que o objetivo de limitar o aquecimento global em 1.5°C, as renováveis representarão 91% da matriz energética global em 2050, com a capacidade instalada subindo de 3,3 TW em 2022 para 33 TW na metade do século.
Nesse cenário, 90% dos veículos rodoviários serão elétricos e o hidrogênio responderá por 14% do consumo final de energia. Essa mudança exigiria triplicar as instalações anuais de nova capacidade renovável, para uma média anual de 1 TW.
Tamanho desenvolvimento de equipamentos e infraestrutura aumentará dramaticamente a demanda por certos minerais e metais críticos, como o lítio, o cobalto e o cobre.
Fonte: Portal Solar
Publicado em: Energia