Conectividade: Santa Catarina vai investir R$ 100 milhões em internet rural de fibra ótica em 2 anos
Santa Catarina pretende investir R$ 100 milhões para melhorar a conectividade no meio rural, informou, em nota, a Secretaria de Agricultura do Estado. Os recursos serão aplicados nos próximos dois anos, cobrindo boa parte dos municípios catarinenses com estrutura de fibra ótica.
O primeiro passo neste sentido já foi dado, com a Lei 18.340, sancionada em janeiro pelo governador Carlos Moisés (sem partido) e que institui um programa para melhorar a conectividade no campo e também autoriza as concessionárias e permissionárias de distribuição de energia elétrica a compartilharem suas estruturas, sem custos, para a passagem de cabos do serviço de telecomunicação nas áreas rurais. “Este era o principal obstáculo à instalação de internet de fibra ótica no meio rural”, destaca a secretaria.
De acordo com a legislação, as empresas de telecomunicações não terão que pagar tarifas ou taxas para utilização desses postes. Em contrapartida, as concessionárias de distribuição de energia elétrica poderão utilizar os serviços de internet gratuitamente.
A previsão é de que os cabos de internet passem nas principais estradas rurais de Santa Catarina e os recursos previstos no projeto devem ser utilizados para viabilizar a instalação dos serviços de telecomunicação nos municípios. A Secretaria da Agricultura dará o suporte para que os produtores consigam fazer a conexão com suas propriedades.
Fonte: Broadcast Agro
Publicado em: Agro&Negócios, Variedades