Novas instalações de rede de conectividade e reformas de infraestrutura são apresentadas aos superintendentes federais de agricultura
Na última semana, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) organizou um encontro com todos os superintendentes, visando alinhar e gerenciar as atividades relacionadas às Superintendências Federais de Agricultura e Pecuária (SFAs). O objetivo foi avaliar o progresso, os resultados alcançados e as pendências das ações e decisões tomadas.
Reuniões e temas abordados
Durante os dias 24 e 25 de abril, ocorreram reuniões com a participação do ministro Carlos Fávaro, representantes da Secretaria-Executiva, Subsecretarias, Secretarias, Assessorias e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Foram discutidos programas em execução, demandas de tecnologia da informação, orientações sobre convênios e emendas de bancadas, reforma das SFAs, execução orçamentária e contratos. Também foram debatidos temas como crédito rural, plano safra, zarc e Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), além das ações de comunicação realizadas pela Assessoria Especial de Comunicação Social (AECS).
Resultados e perspectivas
Segundo o Coordenador-Geral de Apoio às Superintendências (CGAS), Raul Amaducci, o balanço da reunião foi positivo, destacando a produtividade do encontro e a importância do alinhamento para implantar e consolidar estratégias de gestão que impulsionem a agricultura no país. Essa articulação não apenas fortalece a relação entre o Mapa e as SFAs, mas também contribui para o desenvolvimento, a segurança alimentar e a competitividade da agricultura brasileira.
Papel das SFAs
As Superintendências Federais de Agricultura e Pecuária são unidades descentralizadas, subordinadas diretamente à Secretaria-Executiva do Mapa. Presentes nos 26 Estados e no Distrito Federal, desempenham um papel fundamental no fomento e na defesa alimentar, atuando em parceria com estados e municípios para promover o desenvolvimento agrícola em todo o país.
Fonte: MAPA