Conclusão de rodoanel vai levar desenvolvimento econômico para a região de Feira de Santana (BA)
A liberação ao trânsito do Rodoanel de Feira de Santana (BA), na BR-116/BA, vai levar mais segurança e desenvolvimento econômico a uma região metropolitana com aproximadamente 735 mil habitantes e seis municípios. Com a conclusão do empreendimento, que inclui dois viadutos e a duplicação de pista no Anel Oeste, os motoristas e moradores da região terão passagem à Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e à Avenida Jonas Rodrigues Sampaio – agora conectada, por um semicontorno, à BR-324/BA.
Parte do Plano de 100 Dias de ações prioritárias do Governo Federal, o empreendimento é um dos maiores entroncamentos rodoviários do Nordeste. As intervenções, que ficam na altura do Km 418 da rodovia, contribuem ainda na interiorização da logística nacional de transportes e representam mais desenvolvimento econômico em território nordestino.
As estruturas fazem parte do lote 6 das obras de adequação e duplicação da BR-116/BA, que tem 427 quilômetros de extensão e é considerada um dos principais corredores rodoviários de carga e fluxo de veículos entre as regiões Nordeste, Sudeste e Sul do país. Os trabalhos contemplam ainda melhorias em 40,3 quilômetros da rodovia, com implantação de três pontes, 15 viadutos, 12 passarelas, cinco interseções e oito retornos operacionais duplos.
Modernização
O investimento total na modernização da BR-116/BA é de R$ 529,1 milhões. “Nosso desafio é reconstruir o país, e, para isso, precisamos investir em todas as áreas”, disse o ministro dos Transportes, Renan Filho, durante solenidade de entrega das novas estruturas da BR-116/BR. “Vamos ver o Nordeste voltar a crescer mais do que a média nacional”, completou. O governador do estado, Jerônimo Rodrigues, também participou do evento.
Graças à emenda constitucional do Bolsa Família, foi possível retomar obras que estavam paradas e reforçar o orçamento do Ministério dos Transportes, que estava em declínio desde 2016. Neste ano, estão disponíveis R$ 18,8 bilhões para investimento, sendo R$ 6,6 bilhões previstos na Lei Orçamentária Anual e mais R$ 12,2 vindos da EC.
Dado o tráfego intenso na Travessia Urbana de Feira de Santana, que conta com a passagem, em média, de 23 mil veículos por dia, espera-se que os novos viadutos contribuam tanto para a redução de acidentes fatais como para separar a circulação rodoviária do trânsito urbano local.
Fonte: MInfra
Publicado em: Variedades