Com alta recorde da Agropecuária, PIB fecha 2023 em 2,9%
No quarto trimestre de 2023, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro manteve-se estável, fechando o ano com um crescimento de 2,9%, atingindo a marca de R$ 10,9 trilhões. A liderança do setor agropecuário foi notável, com um impressionante aumento de 15,1% em comparação com 2022. Entenda como o seguro rural é importante para o setor agropecuário.
Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, destaca que o setor agropecuário alcançou um resultado recorde em 2023, impulsionado pelo crescimento da produção e da produtividade agrícola, especialmente nas lavouras de soja e milho.
Além disso, as Indústrias Extrativas tiveram um papel relevante, com um aumento de 8,7%, devido à maior extração de petróleo, gás natural e minério de ferro. Contudo, alguns setores enfrentaram desafios, com as Indústrias de Transformação e a Construção registrando quedas de 1,3% e 0,5%, respectivamente.
No entanto, o resultado geral mostra uma recuperação consistente da economia brasileira, com o PIB per capita atingindo R$ 50.194, um aumento de 2,2% em termos reais em relação a 2022.
Atribuímos esse crescimento à melhora das condições do mercado de trabalho, ao aumento da ocupação e da massa salarial real, além do arrefecimento da inflação. Sob a ótica da demanda, destaca-se o crescimento da Despesa de Consumo das Famílias, impulsionado pela melhoria das condições do mercado de trabalho e pelos programas de transferência de renda do governo.
Por outro lado, a Formação Bruta de Capital Fixo teve uma queda de 3,0%, principalmente devido à redução nos investimentos em máquinas e equipamentos.
Fonte: IBGE
Como funciona o Seguro Rural?
Publicado em: Agro&Negócios, seguro rural