Conab apoia comercialização de 11,5 toneladas de produtos da agricultura familiar
Nesta semana, agricultores familiares do Rio Grande do Norte realizaram a entrega de 6,5 toneladas de alimentos para apoiar pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. A ação foi possível graças ao apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS).
A Associação da Comunidade Quilombola de Cajazeiras (ACQC) realizou, na última quarta-feira (23), a primeira entrega ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Santo Antônio. Pelo projeto, nove agricultoras serão responsáveis pela produção, enquanto a Conab destinará cerca de R$ 134,9 mil para a aquisição dos produtos, com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Entregas de alimentos em Goiás
Por outro lado, em Goiás, aproximadamente 5 toneladas de alimentos frescos foram entregues ao CRAS da cidade de Guapo. A ação contou com a participação de 100 agricultores familiares, reunidos pela Cooperativa Mista de Produtores de Hortifrutigranjeiros do Estado de Goiás (COMPHEGO).
A entrega, realizada no último dia 24, visa atender cerca de 11.500 pessoas em situação de vulnerabilidade. Assim, reforça-se o compromisso de fortalecer a segurança alimentar por meio da produção local e da solidariedade.
Sobre o Programa de Aquisição de Alimentos
Criado há mais de 20 anos dentro da estratégia Fome Zero, o PAA busca unir o incentivo à produção da agricultura familiar ao combate à insegurança alimentar. O programa é coordenado pelo MDS, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Fazenda, e executado pela Conab, estados e municípios.
Portanto, o PAA garante renda aos produtores e contribui para a alimentação de milhares de brasileiros em situação de vulnerabilidade.
Fonte: Conab