Cogen realiza fórum internacional para debater avanço da cogeração de energia
A Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen) realiza, no dia 15 de setembro, no Grand Hyatt São Paulo, em São Paulo, o VI Fórum Cogen – Cogeração de Energia e Geração Distribuída. “Nosso objetivo é reunir empresários, autoridades governamentais e outros players do mercado para analisar os entraves e debater soluções que contribuam para desenvolver o setor”, afirma o
presidente executivo da Cogen, Newton Duarte.
Logo após a cerimônia de abertura, o evento terá uma série de quatro painéis – cada um de 45 minutos. O primeiro é dedicado às potencialidades das biomassas e do biogás. Na sequência, os painelistas falam de novas tecnologias: descarbonização, hidrogênio e biometanização de celulose. Após um rápido intervalo, o terceiro painel trata das perspectivas do setor elétrico, especialmente as contribuições que as energias renováveis e a cogeração possam dar ao desenvolvimento da economia do Brasil. Ainda antes do almoço, o quarto painel aborda a contribuição da cogeração frente às novas renováveis.
Entre os convidados estão nomes do Ministério de Minas e Energia (MME), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), bem como representantes do Congresso Nacional. Também estão convidados painelistas da indústria de cogeração, companhias e produtores de energia, comercializadoras de energia, consultorias especializadas e setor acadêmico. A minuta da programação, com os nomes convidados, está disponível no site do evento (https://sgi.cogen.com.br/pt-BR/Eventos/Detalhes/8).
Uma das principais atrações do VI Fórum Cogen é a keynote speaker, a americana Angelina Galiteva, Chair of Board of Governors of California Independent System Operator, a Operadora de Sistemas Independentes da Califórnia – companhia responsável pela confiabilidade
operacional da rede elétrica do estado da Califórnia e pela operação do mercado de eletricidade, inclusive a integração do projeto de energia renovável conforme determina a legislação estadual. As inscrições são limitadas e podem ser feitas aqui.
Sobre a cogeração
Cogeração é a produção simultânea e de forma sequenciada, de duas ou mais formas de energia a partir de um único combustível. O processo mais comum é a produção de eletricidade e energia térmica (calor ou frio) a partir do uso de biomassa ou gás natural, entre outros. Os sistemas de cogeração apresentam como vantagens a economia de investimentos em transmissão e distribuição de energia, menores perdas de energia, maior confiabilidade de fornecimento de energia; melhor qualidade da energia produzida; e sua elevada eficiência energética, quando comparado aos sistemas tradicionais de geração de eletricidade.
Os processos de cogeração podem ser aplicados nas suas diferentes formas em diversos setores de atividade. Algumas das principais aplicações são: 1. Setor industrial para calor de processo – Produção de vapor (indústrias do setor químico, petroquímico e farmacêutico; indústrias do setor de alimentos e bebidas; indústrias do setor de papel e celulose; indústrias do setor têxtil, indústrias cerâmicas; e outras). 2. Setor industrial para aquecimento direto – Forno alta temperatura (Indústrias do setor de vidros; indústria do setor de cimento; indústrias siderúrgicas). 3. Setor comércio e serviços para ar-condicionado central e aquecimento de água (shopping centers; centros comerciais; supermercados; hotelaria; hospitais; lavanderias e tinturarias; clubes desportivos). 4. Setor sucroenergético para bioeletricidade (Usinas de açúcar e etanol que cogerem energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar e também da sua palha e pontas, além do biogás oriundo da vinhaça).
Fonte: Notícias Agrícolas
Publicado em: Variedades