Clima: Região Sul terá tempo firme, enquanto Nordeste segue com muitas chuvas
A previsão do tempo mostra que os dois últimos dias da semana serão marcados por tempo seco no Sul do país. As temperaturas caem um pouco, principalmente no oeste de Santa Catarina. Já o Nordeste seguem com previsão de chuvas quase generalizadas.
Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.
SUL
A região Sul deve ter um dia mais seco nesta quinta-feira, 11. Somente o extremo nordeste paranaense pode ver algumas garoas leves. As temperaturas devem seguir elevadas na parte oeste da região Sul, batendo uma média de 32ºC. Na parte leste, os termômetros podem chegar a 28°C. Já as mínimas podem bater nos 10ºC, no leste de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul.
Na sexta-feira pouca coisa muda e o tempo segue aberto, sem previsão de chuvas em toda a região Sul. As temperaturas mínimas seguem chegando próximo a 10ºC no leste de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul, enquanto as demais áreas terão mínimas de 16ºC na média. A máximas não mudam também, e devem ficar próximas a 32ºC na parte leste da região Sul e 28ºC na parte leste.
SUDESTE
A região Sudeste segue com previsão de chuvas nesta quinta-feira, 11. Em São Paulo, sul de Minas Gerais e triângulo mineiro a tendência é de precipitações manchadas e com baixos acumulados. Somente no norte mineiro as chuvas serão mais concentradas.
Na sexta-feira, o tempo abre na parte centro-sul paulista e nordeste mineiro. As demais áreas terão chuvas: mais concentradas e fortes no noroeste mineiro e mais manchadas no norte paulista.
CENTRO-OESTE
Nesta quinta-feira, o fortalecimento de uma massa de ar seco no interior do continente garante tempo firme e somente algumas nuvens no céu de Mato Grosso do Sul, além de calor e umidade relativa do ar mais baixa. Por outro lado, o último dia da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) no Brasil central ainda deixa chuva a qualquer hora do dia sobre o centro e leste de Goiás e no Distrito Federal. Em Mato Grosso e no extremo norte de Mato Grosso do Sul tem períodos de melhoria que fazem a temperatura subir, mas a chuva ainda pode ser pontualmente volumosa e com trovoadas.
Na sexta-feira, as condições pouco se alteram em relação ao dia anterior no Centro-Oeste, com tempo firme em Mato Grosso do Sul e chuva em forma de pancadas entre períodos de melhoria entre Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás. A diferença é que, como o corredor de umidade perdeu força, já não tem tempo fechado. Dessa maneira, as chuvas vêm entre períodos de melhoria e temperaturas elevadas durante a tarde. Atenção também ao declínio da umidade relativa do ar no período da tarde em Mato Grosso do Sul.
NORDESTE
O extremo oeste da Bahia segue com previsão de chuvas nesta quinta-feira, mas elas não devem ser generalizadas e afetar todas as áreas de soja. No Piauí as chuvas afetam todo o estado, mas de maneira manchada, ou seja, enquanto parte do norte e centro-oeste terão temporais, parte terá tempo firme e seco. No Maranhão as chuvas seguem fortes e concentradas em praticamente todo o estado.
Parte do oeste da Bahia seguem com previsão de chuvas fortes nesta sexta-feira, 12, principalmente na divisa norte da região, junto ao Piauí. As áreas de soja piauienses também seguem com previsão de chuvas mais fortes na parte centro-norte e oeste do estado. No Maranhão, a tendência é de chuvas mais consistentes na parte centro-leste e sul do estado, e mais leves na parte oeste e norte.
NORTE tempo
Nesta quinta-feira, o último dia de influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) no interior do país garante ainda muita chuva para o Amazonas, Pará, Acre e Rondônia. Com o elevado acumulado dos dias anteriores, ainda é bastante alto o risco para cheias de rios da região e transtornos pontuais. Destaque também para o tempo fechado ao longo de todo o dia no Amapá.
Na sexta-feira, há previsão de muita chuva e tempo fechado no Amapá. Há condição para chuvas em forma de pancadas com trovoadas no restante da região Norte. Destaque para os acumulados expressivos entre o Amazonas, Pará, Amapá, leste do Acre e norte de Rondônia. Mesmo com as instabilidades, o tempo fica abafado.
Fonte: Canal Rural
Publicado em: Agro&Negócios