Clima preocupa e demandará o triplo de orçamento para seguro rural em 2024
A safra 2023/24 será desafiadora em termos de clima e preços e vai demandar recursos mais volumosos para o orçamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), na análise da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Com as alterações na temperatura do país e nos índices de chuvas provocadas pelo fenômeno climático em regiões produtoras, a CNA defende a disponibilização de R$ 3 bilhões para a concessão de subvenção às apólices.
O projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2024, enviado ao Congresso Nacional pelo governo, prevê apenas um terço disso, R$ 1,06 bilhão, a mesma verba disponível no início deste ano.
Durante coletiva de apresentação de balanço do ano e de perspectivas para 2024, a CNA afirmou que o reforço no orçamento, apesar de volumoso, deve ajudar o país a cobrir uma área de aproximadamente 14 milhões de hectares, mesmo patamar alcançado em 2021. Ou seja, ainda sem expandir a abrangência territorial da política.
Na avaliação da entidade, a falta de seguro rural não apenas afeta a situação econômica dos agricultores, mas traz impactos para toda a sociedade.
Fonte: Globo Rural
Publicado em: Agro&Negócios, Clima