4 de março de 2024
Brasil vai receber chuvas que podem chegar a 100 mm;
Entenda como as mudanças climáticas irão se comportará ao longo desta semana em diferentes partes do Brasil: Chuvas podem chegar até 100mm
Região Sul:
- A semana inicia com uma frente fria atuando na região, trazendo instabilidades para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e leste do Paraná.
- No Rio Grande do Sul, há muitas nuvens, com chuviscos ocasionais no sul do estado. No centro-leste, a nebulosidade persiste, e chove a qualquer hora.
- O mesmo cenário é observado no centro-sul de Santa Catarina. Nas demais áreas, o sol predomina, mas com pancadas de chuva e risco de temporais no leste do Paraná.
- O acumulado de chuva ao longo da semana deve ficar em torno de 40 mm nos três estados, beneficiando as lavouras sem prejudicar as atividades agrícolas.
Sudeste:
- A segunda-feira será de tempo firme no Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e centro-leste de São Paulo. No sul do Espírito Santo, são esperadas chuvas passageiras.
- No norte de Minas Gerais, muitas nuvens e chuva a qualquer hora, enquanto nas outras áreas ocorrerão pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde.
- A mudança no tempo está prevista para terça-feira, com a chegada de uma nova frente fria, provocando trovoadas em toda a região. O acumulado de chuva ao longo da semana varia entre 20/40 mm, contribuindo para a manutenção das pastagens e boa umidade do solo.
Centro-Oeste:
- A semana começa com aumento de nebulosidade no nordeste do Mato Grosso, norte de Goiás e Distrito Federal, onde são esperadas chuvas a qualquer momento do dia.
- Nas demais áreas, o sol predomina entre poucas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas. O acumulado de chuva ao longo da semana deve ficar em torno de 30/50 mm, favorecendo o desenvolvimento das lavouras e pastagens.
Nordeste:
- Segunda-feira com sol e nebulosidade variável na região, com chuvas passageiras entre Sergipe e o leste da Paraíba. Em outras áreas, são esperadas pancadas de chuva com trovoadas.
- O acumulado de chuva ao longo da semana deve ficar entre 25/40 mm em alguns estados, ajudando a aliviar as temperaturas elevadas e contribuindo com a umidade do solo.
Norte:
- A semana começa com muita nebulosidade e chuva no Tocantins e em quase todo o centro-sul do Pará. Nas demais áreas, o sol predomina entre poucas nuvens, com pancadas de chuva principalmente à tarde.
- O acumulado de chuva durante a semana deve ficar entre 40/60 mm em todos os estados, mantendo a boa umidade do solo. Destaque para o retorno das chuvas em Roraima, diminuindo o risco de incêndios.
Fonte: Canal Rural