Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

2 de junho de 2025

Monitoramento Agrícola: Clima impacta desenvolvimento das lavouras na safra 2024/25

Compartilhe

O mais recente Boletim de Monitoramento Agrícola da Conab, divulgado nesta semana e referente ao período de 1º a 21 de maio, mostra que o clima continua influenciando o desenvolvimento das lavouras da safra 2024/25. A ausência de chuvas significativas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste reduziu a umidade do solo, embora as condições ainda sejam favoráveis para o milho segunda safra nos principais estados produtores.

Clima favorece colheita no Matopiba e dificulta no Sul

Na região do Matopiba, as chuvas caíram apenas no início do mês, mas a umidade ainda presente no solo tem sido suficiente para sustentar as lavouras. No Tocantins, por exemplo, a redução das precipitações está favorecendo a maturação do milho, cuja colheita começa em junho, com boas expectativas de produtividade.

Já no Paraná, a irregularidade das chuvas prejudicou o potencial produtivo em várias áreas, trazendo preocupação para os agricultores locais.

Regiões com chuvas favorecem novas fases da produção

As maiores chuvas foram registradas no norte da Região Norte, no Rio Grande do Sul e na faixa leste do Nordeste. Nessas áreas, o volume hídrico tem beneficiado o desenvolvimento inicial do feijão e do milho terceira safra, especialmente na região do Sealba.

Índice da safra segue acima da média

O índice de desempenho da atual safra manteve-se superior à média e ao registrado na temporada passada, graças ao clima mais estável durante boa parte do ciclo. No entanto, com a redução das chuvas e o avanço da maturação das lavouras, já se nota uma leve queda nesse indicador.

Fonte: MAPA

Saiba mais sobre o Seguro Rural:

clima desenvolvimento lavouras seguro rural

Publicado em: