Citros: boa produtividade será fundamental para fechar as contas em 25/26
Os produtores de laranja enfrentam um cenário desafiador para a safra 2025/26. De acordo com análises do Hortifrúti/Cepea, o aumento expressivo nos custos de produção, aliado à indefinição nos preços pagos pela indústria, exigirá um desempenho acima da média para que os citricultores consigam cobrir seus gastos.
Custo por hectare sobe 16% e preocupa o setor
Estudos recentes indicam que o custo total por hectare na próxima temporada deverá ser, em média, 16% superior ao registrado na safra anterior. Os principais fatores que impulsionam esse aumento são os investimentos em colheita e o uso intensivo de defensivos agrícolas, fundamentais no controle do psilídeo (transmissor do greening) e do cancro cítrico — duas das principais ameaças fitossanitárias dos pomares brasileiros.
Preço atual não cobre os custos de produção
Com base na produtividade média estimada pelo Fundecitrus — em torno de 900 caixas de laranja (40,8 kg) por hectare —, os pesquisadores do Cepea apontam que o valor de mercado atual, na casa dos R$ 45,00 por caixa no mercado spot, não é suficiente para cobrir o Custo Total da produção.
Para que o investimento feito no pomar ao longo do ciclo agrícola seja compensado, seria necessário alcançar, ao menos, uma produtividade de mil caixas por hectare, ainda considerando os preços atuais. Esse cenário pressiona produtores a aumentarem a eficiência da produção, adotando tecnologias e práticas que maximizem os resultados por área.
Seguro rural como ferramenta de proteção financeira
Diante desse contexto de incertezas, o seguro rural se torna uma ferramenta indispensável para mitigar riscos climáticos e econômicos, garantindo ao citricultor maior previsibilidade e segurança, com soluções sob medida para o setor de frutas, protegendo o produtor contra perdas de produtividade e oscilação de mercado, contribuindo para a sustentabilidade financeira da atividade.
Fonte: CEPEA