Chuvas favorecem desenvolvimento das lavouras de soja no RS
O plantio de soja da safra 2023/24 está finalizado no Rio Grande do Sul. As atenções agora se voltam para o desenvolvimento das plantas, antes do início da colheita, que deve começar em menos de dois meses.
Segundo a Emater-RS, as chuvas da semana passada em algumas áreas favoreceram a restauração dos níveis apropriados de umidade no solo.
“Além disso, as elevadas temperaturas e a exposição à radiação solar proporcionaram a aceleração do crescimento e do desenvolvimento vegetal, culminando no aumento da estatura e na expressão de um vigor característico das plantas”, destaca a Emater, em boletim.
Do total de soja semeada, 62% está em fase de germinação. Já nas áreas de cultivares precoces, o período de formação das vagens se iniciou, e a fixação deverá ser satisfatória, dadas as condições ambientais favoráveis.
Já em relação ao milho, as chuvas, que também beneficiaram os níveis de umidade no solo, também prejudicaram as operações de colheita do cereal. Até esta quinta-feira, os produtores gaúchos colheram 25% da área, em linha com os 27% observados um ano antes. A média para o período é de 28%.
Fonte: Globo Rural
Publicado em: Agro&Negócios, Clima