CHUVA MUITO VOLUMOSA ENTRE O SUL DO BRASIL E SÃO PAULO
A MetSul Meteorologia alerta para um evento de chuva muito volumosa e excessiva em parte do Sul do Brasil e do estado de São Paulo nesta segunda metade da semana e ainda no começo da próxima semana. Os acumulados de precipitação devem ser muito altos em algumas localidades com prováveis transtornos para a população.
Os dados analisados pela MetSul indicam que as regiões de maior risco de chuva com volumes muito altos são o Leste de Santa Catarina, o Leste do Paraná e o Sul do estado de São Paulo. Em particular, as áreas de risco mais alto são aquelas compreendidas entre a região de Florianópolis e o Nordeste catarinense, o litoral paranaense e o Vale do Ribeiro, no território paulista.
Os modelos numéricos indicam para estas regiões acumulados localmente muito altos nos próximos dias com a possibilidade de alguns pontos terem registros de 200 mm a 400 mm na soma dos próximos sete a dez dias, não se afastando marcas isoladas superiores por efeito de orografia (relevo).
O mapa abaixo mostra a projeção de chuva para os próximos dez dias no Sul do Brasil pelo modelo canadense, que está disponível na seção de mapas ao assinante com duas atualizações diárias. Observa-se justamente a perspectiva de chover excessivamente entre o Leste catarinense e São Paulo.
A MetSul enfatiza que toda esta chuva não vai cair em um momento só. Serão vários dias em sequência de instabilidade e haverá momentos sem chuva em que o sol aparece. O que vai determinar os altos volumes serão os muitos dias seguidos de instabilidade em que ocorrerão períodos de chuva muito intensa e com altíssimos acumulados em curtos intervalos.
Por isso, nas áreas mencionadas, há um alto risco nos próximos dias de ocorrências de transtornos e problemas para a população como alagamentos, inundações repentinas, deslizamentos de terra e ainda subida de arroios ou rios.
Publicado em: Agro&Negócios