Temperaturas entre -5°C e 37°C e chuva de 100 mm devem marcar início do inverno
O inverno iniciou em 20 de junho trazendo extremos climáticos para o país. Enquanto áreas do Sul enfrentam geadas e temperaturas negativas, outras regiões registram chuvas intensas e calor.
Sul: frio intenso, geadas e temporais
A semana começa com ventos fortes e queda de temperatura, especialmente na Campanha Gaúcha. A chuva permanece intensa na Serra Gaúcha, Santa Catarina e Paraná. Geadas são esperadas entre terça e quarta-feira, com mínimas de -5°C em Urupema (SC) e -3°C em São José dos Ausentes (RS). No Paraná, os acumulados podem ultrapassar 100 mm. Em Santa Catarina, a previsão é de 50 mm. Já o Rio Grande do Sul deve ter dias mais secos, favorecendo a reconstrução dos municípios afetados pelas enchentes.
Sudeste: frio em SP e calor nos demais estados
São Paulo enfrenta mudanças climáticas com chuva à tarde e risco de geada no sul do estado. No norte paulista, mínimas podem chegar a 6°C. Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais permanecem com tempo firme e calor. O acumulado de chuva concentra-se no sul de Minas, Triângulo Mineiro e SP, com até 40 mm.
Centro-Oeste: chuva no MS e tempo seco no DF
Chove moderadamente em Mato Grosso e no sul de Goiás. No sul de MS, geadas podem prejudicar a colheita de algodão e causar hipotermia no gado. No norte de MT e GO, tempo segue seco e quente.
Nordeste e Norte: contrastes de umidade e calor
Chuva moderada atinge o litoral entre Alagoas e RN. Já no interior, o calor predomina, com máximas de até 35°C. No Norte, a chuva se concentra no Amazonas, Roraima e Amapá. Tocantins e sudeste do Pará enfrentam calor e tempo seco, com risco de incêndios.
Fonte: Canal Rural