Pancadas fortes de chuva podem colocar capitais em alerta; veja a previsão de hoje
Confira como ficará o clima nas cinco regiões do país nesta sexta-feira, com pancadas de chuva e temperaturas elevadas, segundo o ClimaTempo:
Sul
A sexta-feira será marcada por instabilidade na Região Sul devido à circulação dos ventos. Haverá chuvas ao longo do dia no centro, oeste e na Campanha Gaúcha, com alerta para temporais em Bagé, Santa Maria e Pelotas (RS). Porto Alegre terá temperaturas elevadas e pancadas isoladas à tarde. No Paraná e em Santa Catarina, a chuva será espaçada, mas pode ser intensa em alguns momentos. As capitais Curitiba e Florianópolis registrarão máximas de até 30°C, com possibilidade de chuva no período vespertino.
Sudeste
O sistema de alta pressão continua inibindo a formação de nuvens carregadas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e no norte de São Paulo. As temperaturas nessas regiões seguirão elevadas, com umidade relativa do ar entre 25% e 30% nas horas mais quentes do dia. No litoral e região metropolitana de São Paulo, pancadas isoladas podem ocorrer à tarde, especialmente no litoral sul, com possibilidade de volumes significativos de chuva.
Centro-Oeste
Na Região Centro-Oeste, a chuva diminui, enquanto as temperaturas seguem elevadas. Mato Grosso do Sul e as regiões norte e oeste de Mato Grosso terão pancadas típicas da estação no período da tarde, com forte intensidade, mas curta duração. Campo Grande e Cuiabá enfrentarão tempo abafado, com chuvas concentradas no final do dia. Goiânia e Brasília seguirão com tempo seco e sem previsão de chuva.
Nordeste
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) intensifica as chuvas no Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, com risco de altos volumes de chuva nas capitais São Luís, Teresina, Fortaleza e Natal. Há possibilidade de alagamentos e enchentes nessas regiões. Entre João Pessoa e Salvador, a chuva será passageira, concentrando-se na madrugada e manhã. No interior da Bahia, o tempo seguirá seco, com baixos índices de umidade do ar.
Norte
A influência da ZCIT também resultará em chuvas intensas no Amapá e no Pará, especialmente nas regiões litorâneas. Belém e Macapá terão alerta para temporais e riscos de alagamentos. Toda a Região Norte terá chuvas ao longo do dia, com volumes significativos no Amazonas, Acre e norte de Rondônia. No Tocantins, as chuvas serão mais intensas na metade norte do estado, enquanto na região metropolitana as pancadas serão isoladas e passageiras.
Fonte: Canal Rural