Caravana do Agro percorre o país conectando produtores a oportunidades internacionais
Na última semana, quatro edições da Caravana do Agro Exportador movimentaram diferentes regiões do Brasil, aproximando produtores, empresários e autoridades para ampliar o acesso dos produtos agropecuários brasileiros ao mercado internacional.
Destaques em Minas Gerais e Bahia
Em Belo Horizonte (MG), a caravana marcou presença na feira Megaleite, com foco no setor de leite e genética bovina. O diretor da Girolando, Celso Menezes, destacou os avanços nas exportações de animais vivos para reprodução. Já Angela Peres, da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, apresentou o Passaporte Agro e a plataforma Agroinsight. Os adidos agrícolas do Brasil na Indonésia e na Colômbia reforçaram o potencial desses mercados para a genética leiteira.
Na Bahia, três edições foram realizadas. Em Salvador, a programação teve como foco o setor de cacau e chocolate. O evento contou com a presença do adido agrícola na Turquia, Diego Rodrigues, e com palestra sobre tributação internacional ministrada por Gabriela Rocha, da empresa finlandesa AURIEX.
Já em Remanso, durante o Seminário de Caprinos e Ovinos, cerca de 250 participantes discutiram estratégias para ampliar a presença da carne brasileira no mundo muçulmano, com apoio de adidos da Arábia Saudita, Egito e Emirados Árabes Unidos.
Em Luís Eduardo Magalhães, a ação integrou a Bahia Farm Show, com oportunidades de exportação para grãos e frutas. Os adidos na Índia e no Vietnã marcaram presença.
Próximas edições
A Caravana do Agro Exportador estará em Aquidauana (MS) entre 26 e 29 de junho e em Montes Claros (MG) no dia 8 de julho. A iniciativa segue promovendo escuta ativa e conexão entre o agronegócio brasileiro e o mercado global.
Fonte: MAPA