Calor de mais de 40 graus. Veja a previsão do tempo para hoje
Esta sexta-feira (9) será de tempo aberto, com calor, sol e poucas nuvens, no centro-norte gaúcho, em Santa Catarina e no sul paranaense. Na maior parte do Paraná, no centro-oeste catarinense e no noroeste e oeste do Rio Grande do Sul, a previsão do tempo para hoje indica ocorrências de pancadas de chuva com trovoadas e rajadas de vento, além de queda de granizo.
De acordo com Fabiene Casamento, meteorologista da Climatempo, a chuva e a ventania são consequência ao atual tempo quente no Sul do país. “Isso tudo devido ao calor, alta umidade e instabilidades em diferentes níveis da atmosfera, além dos ventos nos médios níveis da atmosfera.”
Dessa forma, Porto Alegre (RS) deve ser a capital mais quente do Brasil, com máxima prevista perto dos 40 graus Celsius e umidade do ar abaixo dos 30%, o que já é considerado estado de atenção. A onda de calor atinge, todavia, ainda áreas centrais do estado. É o caso, por exemplo, de Santa Maria. A saber: na cidade, à tarde os termômetros também podem ficar perto dos 40 graus. Além disso, na Fronteira Oeste, como em Uruguaiana, a temperatura máxima pode passar dos 40 graus.
Calor de 40 graus, mas com pancadas de chuva
Contudo, o calor, com sol ao longo do dia, do litoral gaúcho a Passo Fundo, inclusive na capital, onde o dia pode começar com formação de nevoeiro. Já nas demais áreas do estado, entretanto, um cavado (que é uma baixa pressão relativa e mais alongada), a circulação dos ventos em altitude e a alta umidade, além da influência indireta da baixa pressão atmosférica no norte da Argentina, favorecem áreas de instabilidade que podem provocar pancadas de chuva com raios.
Essas pancadas tendem a ocorrer, especialmente a partir da tarde sobre seis pontos do Rio Grande do Sul: Campanha, Central, Missões, Fronteira Oeste, noroeste e sul do estado. Nesse sentido, em boa parte dessas áreas, a chuva cairá de maneira moderada a forte. Há, no entanto, possibilidade de rajadas de vento que podem passar dos 60 quilômetros por hora. Por outro lado, o maior risco para granizo é sobre o noroeste gaúcho.
Chuvas no Sudeste e no Centro-Oeste
Tempo estável entre o litoral de São Paulo, interior paulista, sul de Minas Gerais e litoral norte do Rio de Janeiro. Por outro lado, o dia fica mais carregado e com chuva em vários momentos na porção norte mineira e capixaba, com previsão de grandes acumulados (isso porque há formação de um corredor de umidade e de um cavado nos níveis mais altos da atmosfera).
Na Grande Vitória (ES), por exemplo, a previsão do tempo para hoje indica chuvas isoladas e passageiras. Assim como em parte do estado do Rio de Janeiro (como no centro-sul, região serrana, faixa norte da RMRJ e noroeste fluminense), no norte, noroeste e extremo oeste de São Paulo, e em boa parte de Minas Gerais.
Nuvens carregadas associadas à alta umidade, o calor e mais uma baixa pressão atmosférica a 1,5 km de altitude entre Goiás e Mato Grosso do Sul provocam chuva forte no leste mato-grossense e em Goiás, inclusive em Brasília e Goiânia, com previsão de acumulados bem elevados. Além disso, há possibilidade de temporais com granizo.
“Ressalta-se que no norte de Goiás ainda há um cavado meteorológico. As pancadas de chuva atingem ainda boa parte de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, bem como, por exemplo, nas capitais Cuiabá e Campo Grande”, informa Fabiene. “Com temporais mais fortes e volumes elevados e com granizo pelo centro-leste sul-mato-grossense”, prossegue, nesse sentido, a meteorologista da Climatempo.
Previsão do tempo para hoje no Norte-Nordeste
Predomínio de calor, com sol e poucas nuvens, no extremo norte da Bahia, em Sergipe, Alagoas e em grande parte de Pernambuco. No sul e oeste baiano, a chuva, todavia, deve ser mais frequente e mais forte também. Dessa forma, a previsão do tempo para hoje aponta para volumes bem elevados, devido a um cavado meteorológico em altitude e à umidade marítima e que vem da região Norte do país.
Chuva frequente entre o Amazonas e o Acre. As pancadas mais intensas acontecem à tarde e são previstas em toda a região Norte. Ela deve pegar, inclusive, as sete capitais regionais. Com destaque, por exemplo, para Belém (PA), Manaus (AM) e Macapá (AP). Mas atenção também aos acumulados mais elevados de chuva previstos para o Tocantins, o Acre, no sul do Pará e no norte do Amazonas.
Fonte: Canal Rural
Publicado em: Agro&Negócios, Variedades