Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

25 de janeiro de 2023

Calor de 40ºC x tempestades; confira a previsão para hoje

Compartilhe

O tempo fica aberto na maior parte da região Sul nesta quarta-feira (25). De acordo com a previsão do tempo, o dia será de sol e pouca nebulosidade. As temperaturas continuam elevadas, com máximas em torno dos 40ºC no interior gaúcho, segundo indicação da Climatempo.

Dessa forma, umidade do ar fica comprometida no Rio Grande do Sul. Ela pode, nesse sentido, ficar abaixo dos 30% e até mesmo na casa dos 20% na Fronteira Oeste. Ou seja, bem aquém do recomendado para a saúde humana — que seria de 60%.

Apesar de, conforme ressaltado pela meteorologia, o sol e as altas temperaturas dominarem a região, a chuva também terá vez em faixas da região sulista. Deve chover de forma pontual em parte da já mencionada Fronteira Oeste gaúcha, por exemplo. O mesmo, a saber, é aguardado para Bom Jesus (serra do RS), além do litoral catarinense e noroeste do Paraná.

Calor de 40ºC no Sul x tempestades nas outras regiões

De acordo com a Climatempo, a previsão do tempo desta quarta não se resume à expectativa do calor de 40ºC no Rio Grande do Sul. Por outro lado, as tempestades continuam previstas para a metade norte do país.

Nesse sentido, os temporais são aguardados para o Espírito Santo, a maior parte de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, faixa leste de Manaus e a maior parte do Pará. Assim como na porção norte do Piauí e no norte e oeste do Ceará.

Capitais na rota dos temporais

Fora o risco de tempestades em pontos do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste — além dos termômetros chegarem próximos aos 40ºC no interior gaúcho — a equipe da Climatempo avisa: para esta quarta-feira, nove capitais estão na chamada rota dos temporais do dia. A saber:

Vitória;
Belo Horizonte;
Goiânia;
Brasília;
Cuiabá;
Manaus;
Belém;
Teresina; e
Fortaleza.

Além disso, na faixa entre Minas Gerais e o Espírito Santo, o risco de transtornos é maior, pois a quantidade de água prevista é bem elevada. Por fim, o mar sobe da costa do Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro.

Fonte: Canal Rural

Publicado em: