Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

7 de agosto de 2023

Brasil aumenta geração de energia elétrica proveniente da energia solar

Compartilhe

A geração e consumo de energia solar no Brasil aumentou. De acordo com Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), o país está entre os dez maiores produtores de energia solar do mundo. A Geração Distribuída (GD), que é a capacidade de geração da própria energia elétrica, atingiu volume de 23 gigawatts (GW) este ano.

Segundo a ABGD, 98% da energia gerada é proveniente de energia solar. O crescimento está tão favorável que a expectativa é de que, ainda em 2023, o Brasil conquiste 26GW de potência gerada. Para isso, o setor investirá, até o final do ano, cerca de R$ 38 bilhões.

Conforme os dados da Associação de GD, o país já possui mais de 3 milhões de unidades consumidoras (UC’s) que utilizam a geração própria de energia. Cada unidade consumidora representa um imóvel, seja residencial ou empresarial, abastecido por micro ou até mini usinas que utilizam geração própria de energia elétrica.

Especialistas acreditam que o crescimento da geração de energias provenientes de fontes renováveis, como a energia solar, é devido às condições de incentivo dados pelo poder público. Entre as medidas atrativas, a queda dos custos com instalação e manutenção dos equipamentos, que tornou a compra e instalação dos sistemas fotovoltáicos mais baratos.

Além da energia solar ser um tipo de energia mais limpa e de fonte renovável, a economia é outro fator que desperta o interesse de consumidores e empreendedores e tem permitido o avanço do setor. Atrelado a isso, o clima do Brasil também favorece a predileção por geração de energia solar, com grande extensão territorial e sol praticamente o ano todo, em diversas regiões.

Fonte: Diário de Goias

Publicado em: