Atrasada: colheita da soja chega a 8% no Paraná e lavouras estão melhores
A colheita da safra de soja 2020/2021 no Paraná atinge agora 8% da área de 5,5 milhões de hectares semeada nesta temporada, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria Estadual de Agricultura. O ritmo atual está bastante atrasado se comparado aos 22% da mesma época do ano passado.
De uma semana para outra o avanço não foi tão grande também, já que até a terça-feira anterior, o índice de colheita da soja estava em 3% da área projetada.
Conforme o levantamento, a situação das lavouras de soja melhorou, com a proporção de plantações em situação boa a excelente passando de 76% para 80% de uma semana para outra.
Além disso, 17% das lavouras se encontram em situação média e 3% em ruim, ante 5% no levantamento anterior.
Da soja no campo, 52% das lavouras estão em frutificação, 46% em maturação e 2% em floração.
Áreas da Coopavel
A colheita de soja chega a 22% na região da Cooperativa Coopavel, que atua em 20 municípios do oeste e sudoeste do Paraná. Segundo fonte da cooperativa, das lavouras restantes, cerca de 85% estão em fase de maturação e 15% em enchimento de grão.
O rendimento médio esperado é bem positivo. “Estamos prevendo 4.020 quilos por hectare”, relata a cooperativa. Na safra passada, a produtividade média final na região da Coopavel foi estimada em 4.045 quilos por hectare.
Publicado em: Agro&Negócios