Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

13 de setembro de 2023

Ataques de phishing avançados visam sistemas Windows usando PowerShell

Compartilhe

Uma nova campanha de ataque cibernético está em andamento, e ela se aproveita do script PowerShell associado a uma ferramenta legítima de red teaming. O objetivo é saquear hashes NTLMv2 de sistemas Windows comprometidos, com os principais alvos sendo sistemas localizados na Austrália, Polônia e Bélgica. Os atores de ameaças, nesta campanha, estão roubando e exfiltrando hashes NTLMv2.

Eles fazem isso usando versões personalizadas do script PowerShell Start-CaptureServer da Nishang. Além disso, executam vários comandos do sistema e exfiltram os dados recuperados por meio das APIs Mockbin. Nishang é reconhecido como um framework e coleção de scripts e cargas úteis do PowerShell. Ele é amplamente utilizado para segurança ofensiva, testes de penetração e red teaming.

Os ataques atuais empregam até cinco diferentes cadeias de infecção. No entanto, todos eles têm um ponto comum: utilizam e-mails de phishing contendo arquivos ZIP para infiltrar em alvos específicos, usando técnicas de geofencing. Os pesquisadores também enfatizaram a sofisticação dos atores de ameaças. Eles usam scripts PowerShell personalizados e arquivos LNK dentro dos arquivos ZIP, demonstrando alta expertise técnica.

Fonte: BoletimSec

Publicado em: