Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

5 de abril de 2024

Ataques cibernéticos dobraram em apenas cinco anos, diz relatório

Compartilhe

O ano de 2023 registrou um aumento alarmante no número de ataques cibernéticos, conforme dados divulgados pela empresa de tecnologia Trend Micro. Os registros apontam quase 161 bilhões de casos, representando um aumento de 10% em comparação com o ano anterior. Esse número quase dobrou em relação a cinco anos atrás, quando foram contabilizados aproximadamente 82 milhões de ataques.

Diversificação dos Métodos de Ataque

O relatório anual da Trend Micro destacou uma diversificação nos métodos empregados pelos cibercriminosos. Houve um crescimento significativo de 35% nos ataques via arquivos contaminados. Os criminosos estão cada vez mais seletivos em suas vítimas, visando aumentar o potencial de lucro financeiro.

Expansão dos Malwares em E-mails

Outro ponto de destaque foi o aumento impressionante de 350% na detecção de malwares em e-mails. Esses softwares maliciosos são desenvolvidos para invadir ou danificar sistemas de computadores sem o consentimento do usuário, representando uma ameaça crescente à segurança digital.

Crescimento do “Golpe do CEO”

As ocorrências do Business Email Compromise, conhecido como “golpe do CEO”, também apresentaram um aumento significativo de 16%. Trata-se de uma fraude na qual os golpistas se passam por executivos ou parceiros de negócios para solicitar transferências financeiras fraudulentas.

Desafios das Vulnerabilidades de “Zero Day”

Além disso, as ameaças de “Zero Day”, que são vulnerabilidades de segurança ainda não conhecidas pelos criadores de software e pelo público em geral, aumentaram em 12% nas detecções. O relatório destacou falhas significativas em softwares populares, como o Adobe Acrobat e Reader, utilizados para visualização e gerenciamento de documentos em formato PDF.

Redução em Outros Tipos de Golpes

Por outro lado, houve uma redução em alguns tipos de golpes cibernéticos. As URLs maliciosas e as tentativas de phishing diminuíram em 27% no ano passado. Os casos de ransomware, ataques que bloqueiam o acesso aos sistemas ou dados de uma organização em troca de resgate, também caíram 14%.

Impacto Global dos Ataques

Os países mais afetados por essas práticas foram a Tailândia e os Estados Unidos, com o setor bancário sendo um dos principais alvos dos criminosos cibernéticos. Esses dados destacam a importância crescente da segurança cibernética em um mundo cada vez mais digitalizado e interconectado.

Fonte: Olhar Digital

Saiba mais sobre o Seguro Cyber:

ataques cibernéticos seguro cyber

Publicado em: