Após dois anos de pausa, programa que combate à fome e incentiva a agricultura familiar é retomado em Caxias
A prefeitura de Caxias do Sul informou na tarde desta segunda-feira (13) que o Programa Alimenta Brasil, que incentiva a agricultura familiar e promove o acesso à alimentação, foi retomado no município após dois anos de pausa. A chegada da primeira compra de hortifrutigranjeiros, adquiridos junto a agricultores caxienses, no Banco de Alimentos, marcou o retorno da iniciativa, que teve R$ 804 mil liberados pelo Ministério da Cidadania.
Conforme a prefeitura, o valor foi destinado no fim de 2022 e, desde então, a equipe de Segurança Alimentar da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) vinha realizando os trâmites necessários para retomada. Até setembro, os recursos serão usados em compras semanais, sendo que os produtos serão distribuídos para 109 entidades da cidade.
São 145 famílias de agricultores cadastradas, incluindo a de Samuel Pezzi, de Vila Seca, que contribuiu, agora, com mil quilos de uva do final da colheita.
—O programa é bom para o agricultor, pois é uma venda certa, ele pode se programar. E é só agricultura familiar. Os grandes produtores têm o mercado deles e é diferente — avalia Pezzi, acrescentando que deverá fornecer, em breve, goiaba e frutas cítricas ao programa.
Ainda de acordo com a prefeitura, o valor pago aos agricultores que vendem ao Alimenta Brasil é uma média de preços do mercado, sendo fixo e válido por 12 meses. Cada unidade familiar pode comercializar R$ 12 mil por ano. O recurso não passa pela prefeitura, sendo encaminhado diretamente aos agricultores.
A gerente de Segurança Alimentar do Banco de Alimentos, Luana Mugnaga, reforça que o recebimento dos alimentos pelas entidades é benéfico também por elas poderem redirecionar as quantias que seriam usadas com comida em outros itens necessários.
Retomada foi garantida em visita a Caxias
O retorno do Programa Alimenta Brasil foi garantido pelo ex-ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, em visita realizada em agosto de 2022 à cidade. Na ocasião, ele conheceu as instalações do Banco de Alimentos, que fica na Rua Jacob Luchesi, no bairro Santa Lúcia e comentou sobre a iniciativa.
— É um mecanismo para incentivar a Agricultura Familiar, combater o desperdício de comida e promovendo a segurança alimentar da população. É um programa continuado e que nos vamos agora fortalecer ainda mais em Caxias — citou, à época, sem falar em prazos
Fonte: Pioneiro Geral
Publicado em: Agro&Negócios