Aneel registra pedido de outorga para 402 MW em eólicas no Rio Grande do Sul
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) recebeu requerimentos de outorga (DRO) para novos empreendimentos eólicos que, juntos, somam 402 MW de potência instalada no país. Os projetos estão todos localizados em São José do Norte (RS).
Entre os empreendimentos com DRO aceitos estão Saraiva, Monte Sinai, Olaria, Parobé, Pinheiro Nortense, São Caetano Nortense, São José, Miguelita, Martins Nortense, Tesoureiro, Três Capões, Turpim, União, Vencedor e Tamandaré Nortense.
O DRO é uma etapa anterior à outorga oficial e permite que os interessados solicitem acesso ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), além das licenças ambientais e técnicas. No entanto, não garante prioridade ou exclusividade na autorização do projeto.
Crescimento dos DROs em 2025
Somente em 2025, a Aneel já registrou 92 pedidos de DRO, que somam 6.831 MW em potência total. A energia eólica lidera o ranking com 49 solicitações, totalizando 1.921 MW.
Também há pedidos para projetos de energia solar (29 pedidos, 1.266 MW) e térmica (14 pedidos, 3.644 MW). Todas as solicitações são voltadas ao mercado livre (fora do Ambiente de Contratação Regulada – ACR). A região Nordeste concentra o maior número de pedidos: 75 no total, sendo 45 para usinas eólicas.
Novas autorizações de operação
A Aneel autorizou o início da operação comercial das unidades UG1 a UG3, UG5 e UG6 da eólica Serra do Assuruá 22, da Engie Brasil, no município de Gentio do Ouro (BA), totalizando 22 MW.
Para operação em teste, foi liberada a unidade UG1 (0,1 MW) da UFV SE Distribuidora de Alimentos, localizada em Cuiabá (MT).
Fonte: MegaWhat