Ampliação da usina de energia solar do TCE Ceará fortalece a sustentabilidade
O Tribunal de Contas do Estado do Ceará ampliou a usina de energia solar fotovoltaica, que passa para uma potência de 350 kwp (quilowatt pico). A iniciativa leva em consideração as ações voltadas à sustentabilidade e o potencial de irradiação solar do Estado, buscando a utilização de fontes renováveis de energia, bem como a redução da despesa com o consumo de energia elétrica. A previsão é que a usina de energia solar promova uma redução média de até 30% do valor da conta mensal de energia.
O presidente do TCE Ceará, conselheiro Valdomiro Távora, a secretária de Administração, Silvânia Brilhante, e representantes das unidades da Secretaria da Administração estiveram na manhã dessa quarta-feira (14/6) acompanhando o monitoramento dos novos equipamentos da usina. “É mais um passo que o Tribunal está dando. Nós já tínhamos placas solares e, agora, estamos aumentando em 10 vezes o nosso potencial de energia solar. Isso mostra a preocupação do Tribunal com a sustentabilidade, ao consumir energia limpa, e também a economia que vai trazer ao custeio do nosso Tribunal”, afirma o presidente do TCE Ceará.
O novo sistema é composto por três inversores e 594 painéis solares fotovoltaicos, que estão distribuídos estrategicamente em cima do galpão de estacionamento da Corte de Contas cearense, em uma área de aproximadamente 2.500 metros quadrados.
O gerente de Obras e Serviços de Engenharia, Theófilo Melo, explica que a geração de energia solar é monitorada em tempo real a partir de um aplicativo. “O aplicativo apresenta a potência gerada no momento, que depende da insolação, e gráficos para acompanhamento diário, mensal e anual, de forma que podemos avaliar se a geração está de acordo com o que foi proposto no projeto inicial”, informa. Ele acrescenta que a utilização de energia solar pelo TCE Ceará foi iniciada em 2017, com um projeto modelo de 25 kwp. “Agora, as novas placas com potência de 325 kwp se somam às placas já existentes, chegando a potência total de 350 kwp”.
A ampliação da usina de energia solar, desenvolvida pela Secretaria de Administração, atende à Política de Sustentabilidade do TCE Ceará; ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7, que assegura o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos; e a Meta 7.2, que prevê aumentar substancialmente até 2030 a participação de energias renováveis na matriz energética global.
Fonte: Atricon
Publicado em: Energia