Alimentos pressionam e preços ao produtor no Brasil têm em outubro maior alta da série
Os preços ao produtor no Brasil registraram em outubro a maior alta da série histórica, em reflexo principalmente do aumento dos alimentos e dos produtos da indústria extrativa.
O Índice de Preços ao Produtor (IPP) registrou no mês avanço de 3,40% na comparação com setembro, de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística , maior alta da série histórica iniciada em janeiro de 2014.
Em outubro, 23 das 24 atividades tiveram alta de preços, contra 21 em setembro.
“Em termos de grupo, os preços dos produtos de fabricação de óleos e gorduras vegetais e animais e de fabricação e refino de açúcar tiveram variações acima da média do setor na comparação de outubro contra setembro, de 13,48% e 4,98%, respectivamente”, explicou o gerente da pesquisa, Alexandre Brandão.
Destaque também para as indústrias extrativas, cujos preços subiram 9,71%, sétima alta consecutiva no ano. De acordo com o IBGE, o resultado tem influência da desvalorização do real contra o dólar, bem como do movimento dos preços internacionais de óleo bruto de petróleo e minérios de ferro e seus concentrados.
Por Camila Moreira