Brasil encerra bimestre com recorde no mercado agroexportador
Encerrando fevereiro com resultados positivos, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) comemora um avanço notável nas exportações do agronegócio brasileiro bem como abertura de novos mercados.
Nos dois primeiros meses deste ano, o país superou 16 obstáculos comerciais em 11 nações, alcançando um marco histórico na abertura de novos mercados para os produtos agropecuários brasileiros. Essa expansão, a maior já registrada em um bimestre, estabelece um novo recorde, superando o desempenho de 2021.
No entanto, as novas aberturas de mercado, impulsionadas pela importância crescente do Brasil no cenário global, também fortalecem a confiança internacional no sistema de controle sanitário do país.
Mercados
Principalmente no início de 2024, diversos novos mercados foram acessados para exportação em todos os continentes, abrangendo uma ampla gama de produtos, como embriões e sêmen bovinos para Botsuana, gelatina e colágeno para os Estados Unidos, entre outros.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destaca que a abertura de novos mercados não apenas impulsiona a exportação de produtos, mas também cria oportunidades de negócios e tem um impacto positivo na economia brasileira.
Esses resultados são fruto do trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).