Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

4 de março de 2021

Agroinspiradora: sucessão familiar

Compartilhe
A dentista Candice atuou por 15 anos em consultório e postos de saúde, mas ouviu o seu coração e resolveu dedicar-se a vida e o trabalho na fazenda: “foi na pecuária que me encontrei.”, confirma.

Essa sucessão familiar é bem característica das mulheres que integram o agronegócio, como forma de aperfeiçoar a atividade e torná-la mais rentável.

“Protagonizar uma atividade culturalmente masculina, vencer as limitações de se produzir no Ceará com as adversidades impostas pelo clima, a distância da família (as fazendas distam 530 km de Fortaleza) e todas as dificuldades próprias do setor é um desafio constante que só consegue vencer por muito amor mesmo.” Comenta a pecuarista sobre as adversidades do meio rural.

 

Candice Rangel Trajano, 42 anos, é casada com Tom Trajano e mãe do Gabriel e da Clara.
Legenda: Candice Rangel Trajano, 42 anos, é casada com Tom Trajano e mãe do Gabriel e da Clara.

 

O apoio da família foi fundamental. Quando optou em trabalhar na fazenda reinventou-se: foram horas de estudos, pesquisas, buscas de conhecimento, mudar toda logística de funcionamento da empresa, investir em tecnologia, driblar preconceitos, etc.

O campo não aceita amadores, principalmente com a visibilidade do agronegócio.

 

“Estamos mais conscientes da demanda mundial pela produção de alimentos e da importância desse setor que alavanca a economia do país. Produzir mais, em menos tempo, em áreas menores e sempre atentos a sustentabilidade, faz do nosso país o celeiro do mundo.”, reforçou Candice.
Gado Nelore
Legenda: Gado Nelore

O que mais motiva essa mulher é o amor.  Amor pelo trabalho no campo e por continuar a história da família.

Nesse universo de significados interior tem conquistas e trocas de experiências com os colaboradores que são sua segunda família e fazem dessa jornada um caminho cheio de realizações.

É no contato com a natureza e levando a bioada que a nossa agroinspiradora constrói a sua estrada da vida.

 

A vida simples da fazenda é cheia de significados para a agropecuarista.
Legenda: A vida simples da fazenda é cheia de significados para a agropecuarista

 

CURIOSIDADE: Em 2020, o resultado de uma pesquisa feita pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) atestou que as mulheres que atuam no agronegócio são responsáveis pela gestão de, no mínimo, 30% do segmento — muito acima do registrado na indústria (22%) e na área de tecnologia (20%). Isso significa em números que o setor do agro feminino movimenta cerca de US$ 165 bilhões, ou seja, 8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, uma vez que o agronegócio representa 25% do PIB total. v(Fonte: Diário do Nordeste)

Publicado em: