Agricultores recebem mais de R$ 2,5 milhões em apoio à comercialização da produção
Cinco associações de agricultores familiares de Pernambuco vão receber apoio direto do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por meio da modalidade Compra com Doação Simultânea. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) utilizará cerca de R$ 2,52 milhões para comprar aproximadamente 22,7 toneladas de alimentos produzidos localmente.
Os recursos, repassados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), serão usados para adquirir hortifrutícolas, frango caipira, peixes e outros produtos. Todo o volume será destinado a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional no estado.
Alimentos vão reforçar cozinhas solidárias e CRAS
Durante a Caravana Federativa de Pernambuco, os projetos foram oficializados com destaque para a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Engenho Sítio do Meio, que fornecerá 40 toneladas de alimentos ao CRAS de Belém de Maria, beneficiando mais de 1.300 pessoas.
Já a Rede Produtiva de Avicultores da Agricultura Familiar de Caruaru entregará 23,5 toneladas de frango caipira a cozinhas solidárias em Olinda, Pedra e Recife, atendendo mais de 8 mil pessoas. Em Amaraji, a Associação do Assentamento Santa Helena fornecerá 102 toneladas de banana da terra e outros alimentos para unidades de assistência alimentar em seis cidades.
Tilápia e hortifrutis complementam ações
Outros dois projetos contemplam a entrega de 28,62 toneladas de tilápia resfriada pela Associação dos Piscicultores Amigos de Petrolândia, beneficiando 2.485 pessoas, e a distribuição de 28,18 toneladas de hortifrutícolas pela Associação do Sítio Quandus, também em Belém de Maria.
Após a aprovação, técnicos da Conab promoveram encontros de capacitação com os produtores, orientando sobre documentação, controle de qualidade e regras do programa.
Fonte: Conab