Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

4 de novembro de 2024

Conab capacita agricultores para ampliar acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos

Compartilhe

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciou um programa de capacitação voltado a agricultores familiares, com o objetivo de ampliar a participação de cooperativas e associações em programas de compras públicas, especialmente o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Na última sexta-feira (1º), uma oficina foi realizada em Piratini, no Rio Grande do Sul, com a presença do presidente da Conab, Edegar Pretto. Esse evento integra a primeira fase do Termo de Execução Descentralizada (TED), em parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), que irá capacitar agricultores em mais sete estados, além do Distrito Federal.

Programa Nacional de Formação em Compras Públicas

O treinamento faz parte do Programa Nacional de Formação em Compras Públicas da Agricultura Familiar, criado para garantir que agricultores familiares tenham a capacitação necessária para acessar políticas e programas de compras públicas do governo federal. Além do PAA, o programa inclui a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), proporcionando uma visão abrangente das oportunidades de apoio governamental para o setor.

Objetivo: Estimular a produção e combater a fome

Para Edegar Pretto, presidente da Conab, esta capacitação é essencial para transformar o governo federal em um grande cliente da agricultura familiar, promovendo renda, segurança alimentar e permanência das famílias no campo. “Agora, órgãos públicos que utilizam verbas federais devem destinar pelo menos 30% desses recursos para produtos da agricultura familiar, garantindo renda para quem planta e alimentos saudáveis para quem consome”, explica Pretto.

Engajamento de mais de 100 agricultores

A capacitação em Piratini reuniu mais de 100 participantes, entre agricultores familiares, assentados da reforma agrária e quilombolas, na sede da Cooperativa Agropecuária Vista Alegre (Coopava). O evento trouxe discussões sobre organização da produção e certificação orgânica, com a presença de especialistas da Cooperativa Central dos Assentamentos do Rio Grande do Sul (Coceargs) e da Cooperativa de Trabalho em Serviços Técnicos (Coptec).

Próximos passos do programa

Após esta primeira etapa, que abrange diferentes regiões do Rio Grande do Sul, a Conab iniciará uma segunda fase, voltada para capacitar entidades que recebem alimentos do PAA.

Fonte: Conab 

Saiba mais sobre o Seguro Rural:

agricultores alimentos seguro rural

Publicado em: