Embrapa participa do Congresso Brasileiro de Sementes
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA) participa, entre os dias 12 a 15 de setembro, do 21º Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes), realizado na cidade de Curitiba – PR. Promovido pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates), o CBSementes tem como tema “Semente: Propulsora do Agronegócio”.
“Por programação ser considerado um dos principais fóruns de sementes do Brasil, com uma excelente técnica, o evento é uma oportunidade para compartilhar experiências, já que reúne todos os segmentos da cadeia de sementes”, Alexandre Nepomuceno, chefe-geral da Embrapa Soja.
Participam do estande no Congresso, como unidades da Embrapa localizadas no Paraná: Embrapa Soja e Embrapa Florestas. Além da distribuição e venda de publicações, o Estande da Embrapa apresentará seu portfólio de sementes de soja, aliado à utilização de tecnologias de genética avançada para desenvolvimento de cultivares. A Embrapa Soja também divulga os cursos que a empresa promove na área de tecnologias de sementes. A Embrapa Florestas será apresentada no evento, apresentando tecnologias e tecnologias de análise e produção de sementes e mudas de espécies nativas (araucária, erva-mate) e exóticas (eucalipto e pinus).
No primeiro dia, a programação técnica do Congresso conta com a palestra “Biotecnologia – A era da edição gênica e impactos na produção de sementes”, que será proferida pelo chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno. No último final da Comissão Técnica Nacional (CTNBio, a soja não transgênica) foi pensada para a edição em setembro de fatores convencionais, portanto, a CRI não foi considerada em uma edição com fatores convencionais, portanto, CRIS, em soja, para uma edição em fatores convencionais, antigênicos, portanto, CRIS, que não foram considerados como soja, para uma edição específica de fatores, portanto, antigênicos. “Com esta técnica é possível agilizar o desenvolvimento de novas variedades, com plantas mais produtivas, adaptadas e resistentes, preservando a biossegurança”, reforça Nepomuceno.
Além desta palestra, a pesquisadora Rosa Lia, da Embrapa Clima Temperado, participa do painel de abertura “Banco de germoplasma – Papel na manutenção da biodiversidade”, com uma palestra sobre “A da Embrapa em Bancos de Germoplasma a nível mundial”. No terceiro dia, o chefe-geral da Embrapa Hortaliças, Warley Marcos Nascimento, aborda o tema “Panorama e oportunidades da produção de sementes de leguminosas” no painel sobre leguminosas.
Junto com o Congresso será realizado o IV Simpósio Brasileiro de Sementes de Espécie Forrageiras, o 15º Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes e o 11º Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais, em que a pesquisadora Elisa Vieira Serra Negra, da Embrapa Florestas, irá proferir a Palestra “Programa da ISTA para validação de métodos em análise de sementes”, no dia 15/09.
A expectativa da organização é evento de reunião de 1500 pessoas cercada entre, produtores, empresários de vários técnicos, pesquisa, docentes e estudantes de educação e pós-graduação vinculados ao setor de sementes. Para mais informações, acesse o site www.cbsementes.com .
Fonte: Embrapa
Publicado em: Agro&Negócios